Temida pelos supersticiosos, sexta-feira 13 só ocorrerá novamente em junho de 2025

Em 2026, a sexta-feira 13 vai acontecer no mês de fevereiro, março e novembro

Por Da Redação.

Temida pelos supersticiosos, sexta-feira 13 só ocorrerá novamente em junho de 2025Sexta-feira 13 é considerada um dia de azar desde a antiguidade. Foto: Reprodução / pexels

Temida por muitos supersticiosos e aguardada por outros com curiosidade, hoje acontece a última sexta-feira 13 de 2024. Neste ano, a coincidência do dia 13 cair em uma sexta-feira ocorreu apenas duas vezes: em setembro e, agora, em dezembro.

Sexta-feira 13: entenda porque a data está relacionada a superstições

As sextas-feiras 13 costumam se alternar de maneira irregular no calendário, com alguns anos registrando mais de duas ocorrências. Em 2025, a data será ainda mais singular: ocorrerá apenas uma vez, no mês de junho. Para quem associa o dia ao azar ou à mística, isso torna o momento ainda mais especial, ou assustador.

Por outro lado, em 2026, a sexta-feira 13 retorna com maior frequência, acontecendo três vezes ao longo do ano. A primeira será em fevereiro, coincidindo com a sexta-feira de Carnaval. Depois, a superstição se repetirá em março e novembro.

+ Shows, lavagens e ensaios: confira os eventos que vão agitar Salvador neste verão

Sexta-feira 13: superstição

A origem da superstição combina a má fama da sexta-feira – considerada um dia de azar desde a antiguidade – com o número 13, tradicionalmente associado a presságios negativos. A junção desses dois elementos reforçou a crença de que o dia seria propício para eventos sobrenaturais ou de má sorte.

Pesquisas indicam que as superstições tendem a aparecer em situações de alto risco, incerteza, falta de controle e estresse. Nessas condições, a expectativa de consequências sobrenaturais se torna um elemento-chave.

LEIA MAIS: Helena e Miguel lideram ranking de nomes mais registrados em 2024

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.