Projeto de lei quer proibir blocos de Carnaval em frente às igrejas

Proposta prevê sanções para organizadores que desrespeitarem novas regras durante o período de festividades.

Por Murilo Motta.

Na Bahia, um novo projeto de lei pode alterar a dinâmica dos desfiles de Carnaval ao proibir blocos de passarem em frente a determinados locais, como igrejas, hospitais, escolas e bibliotecas. O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL), com o objetivo de preservar o respeito e a tranquilidade desses espaços durante as festividades.

Foto: Canva

O texto define que blocos de Carnaval, entendidos como qualquer grupo ou organização que realize desfiles ou manifestações festivas em vias públicas, não poderão transitar próximos a locais considerados essenciais, como centros religiosos e de saúde. O projeto visa garantir a integridade desses locais e a paz nos momentos de culto e atendimento.

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) / Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA

Além disso, o projeto prevê que os organizadores que desrespeitarem a nova legislação poderão enfrentar sanções como advertências, multas de até R$ 5 mil ou até mesmo a suspensão da autorização para realizar desfiles em edições futuras do Carnaval. O parlamentar explicou que a proposta tem como principal objetivo equilibrar a festividade, com o respeito por espaços de relevância pública e privada.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.