Idosa que inspirou o filme 'Vitória' viveu em Salvador por 17 anos
Vitória denunciou crimes no Rio e encontrou refúgio na capital baiana
Por Murilo Motta.
A mulher que deu origem ao filme "Vitória" tem um nome verdadeiro: Joana Zeferino da Paz. A idosa, que ajudou a desarticular o tráfico na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, passou os últimos 17 anos de sua vida em Salvador, para onde se mudou após entrar no Programa de Proteção à Testemunha.
Mesmo vivendo sob uma nova identidade, Joana nunca abriu mão de sua essência e era conhecida carinhosamente como "Jojô" por vizinhos, na capital baiana.
Com uma câmera VHS, Joana registrou crimes que resultaram na prisão de mais de 30 pessoas, entre traficantes e policiais corruptos. Sua coragem lhe custou o afastamento de sua antiga vida, mas em Salvador ela construiu novas memórias, dedicando-se à pintura e à espiritualidade.
Suas telas, que retratam lembranças da infância em Alagoas, fazem parte do legado deixado por essa mulher que marcou a história. No dia 22 de fevereiro de 2023, aos 97 anos, Joana faleceu no Hospital Geral do Estado e foi sepultada no Cemitério do Campo Santo, com uma homenagem que eterniza seu ato heroico.
O longa "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, continua em cartaz nos cinemas de Salvador. A produção leva às telonas a jornada de resistência de uma mulher que, aos 80 anos, enfrentou o crime organizado e transformou sua luta em um símbolo de justiça.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).