Capadócia baiana: conheça a cidade do Recôncavo que tem voos de balão

Assim como Lore Improta e Léo Santana, você pode voar de balão, mas na 'Capadócia baiana'

Por Juana Castro.

Assim como o casal de famosos Lore Improta e Léo Santana, que voou de balão na Capadócia, Turquia, você sabia que é possível realizar passeio semelhante na Bahia? A cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ), no Recôncavo Baiano, é a casa da "Bahia Balonismo", empresa do piloto Reginaldo Santos Souza, de 45 anos, que oferece ainda traslado, café da manhã e ensaio fotográfico aos clientes.

Lore Improta e Léo Santana na Capadócia (à esqueda), e balões da

Natural de SAJ, Reginaldo fundou a empresa em 2022, após voar e se encantar com o balonismo. Ele fez um voo cativo (em que o balão apenas sobe e desce, amarrado na corda), no Rio de Janeiro, e viu, a princípio, a possibilidade de ganhar dinheiro. "Depois fiz um voo de navegação e me apaixonei! Aí trouxe pra cá e está fazendo história", completou.

O empresário, que já era piloto de avião, fez um curso posterior para comandar um balão e hoje já conta com mais de 600 horas de voo. Os cursos são feitos no Centro de Instrução de Aviação Civil (Ciac), em São Paulo, regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Experiência única

A Bahia Balonismo conta com seis balões, desde um menor, para duas pessoas no chamado "voo exclusivo" - muito  pedido por casais -, até um que comporta 24 pessoas. A experiência custa a partir de R$ 650 por pessoa para uma hora de voo e o valor também inclui estacionamento e seguro aeronáutico. "É um pacote que inclui café da manhã, brinde com espumante, um ensaio fotográfico e a van para trazer todo mundo de volta ao ponto de decolagem", explica Reginaldo.

A decolagem é feita às 5h30, no Hotel Fazenda São Geraldo, próximo a Santo Antônio de Jesus, e o pouso pode ser na zona rural de Castro Alves, Sapeaçu ou Conceição do Almeida. Crianças até dez anos ou 40 kg têm desconto.

Segundo o piloto e empresário, a procura pela atividade é alta o ano todo. "Se não reservar, não acha vaga para voar", afirma Reginaldo. Os voos são feitos majoritariamente aos sábados e domingos. "Nosso público é aos finais de semana, por causa do trabalho, porque as pessoas vêm de outras cidades... Mas a gente também faz uma sexta no mês e os voos exclusivos", explica.

"Nossa maior divulgação é o Instagram. Nosso plano de voo já inclui o ensaio fotográfico, então você vai receber lindas fotos. Aí, quando você posta na sua rede, quem se interessa migra para a minha rede e já fica girando", analisa. Confira aqui o Instagram do Bahia Balonismo (@bahiabalonismo).

*A entrevista com Reginaldo foi feita originalmente em junho de 2024, por telefone, para a matéria "Do São João ao balão: Santo Antônio de Jesus é pioneira no balonismo na Bahia"

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.