Teatro Sesc Casa do Comércio recebe temporada de “Meus Cabelos de Baobá”
Teatro Sesc Casa do Comércio recebe em julho temporada de “Meus Cabelos de Baobá”
Por Da Redação.
Estreia em curta temporada, de 09 a 13 de julho de 2025, ocupando o palco do Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, “Meus Cabelos Baobá” - dramaturgia da carioca Fernanda Dias, que ganha uma nova encenação concebida por Fred Soares, com elenco soteropolitano e carioca. Os ingressos para temporada, que possibilitam uma maior acessibilidade do público em geral, com valores que variam de R$5,00 a R$40,00, já estão disponíveis na plataforma Sympla.
O espetáculo, uma ode cênica ao feminino negro que reinventa o mundo, traz em cena um coro potente de vozes femininas negras, as atrizes Luana Xavier, Márcia Limma e Meniky Marla, que encenam a trajetória de uma menina negra em diálogo com uma árvore milenar. A peça - que estreou originalmente em 2019 no Rio de Janeiro, sob a direção da atriz Vilma Melo - em sua versão baiana é dirigida por Fred Soares e Luiz Antonio Sena Jr, que traz uma trilha sonora ao vivo tocada pelas musicistas Aisha Araújo, Ivone Jesus e Meg Azevedo.
O texto de Fernanda Dias é inspirado na força espiralar das mitologias africanas e entrelaçado com a lírica política de Conceição Evaristo. A obra encena não apenas um rito de passagem, mas um mergulho no que há de mais íntimo, ferido e resistente na trajetória de mulheres negras. Na narrativa, assistimos o trânsito ancestral e espiralar de uma mesma personagem, que é coletiva. Temos a criança, a jovem, a mulher adulta e uma mulher mais velha, uma anciã. Histórias banhadas pelas águas musicais das yabás.
A montagem traz ainda uma equipe criativa alinhada com os sentidos profundos da obra: Dodô Villar que transformou as fotografias em obras de arte, Dudé Conceição na direção de movimento, Fabíola Nansurê na preparação corporal, Diego Neri direção musical e Pedro Caldas na cenografia. Um conjunto de artistas comprometidos com a estética da memória e a urgência da denúncia.
O espetáculo é uma realização da Associação Casa dos Guerreiros, uma iniciativa do Ilê Asè Idà Omí. Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.
FICHA TÉCNICA
Texto FERNANDA DIAS
Direção de FRED SOARES E LUIZ ANTONIO SENA JR
Com LUANA XAVIER, MARCIA LIMMA E MENIKY MARLA
E as musicistas AISHA ARAÚJO, IVONE JESUS E MEG AZEVEDO
Direção de Movimento DUDÉ CONCEIÇÃO
Preparação corporal FABÍOLA NANSURÊ
Direção musical DIEGO NERI
Cenografia PEDRO CALDAS
Fotografias DODÔ VILLAS
Produção Executiva WESCLEY FARIAS
SERVIÇO
O quê: estreia do espetáculo “Meus Cabelos Baobá”
Quando: 09, 10 e 11 de Julho (quarta, quinta e sexta), às 20h; 12 de Julho (sábado), às 17h e 20h; e 13 de Julho (domingo), às 16h e 19h
Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio – Salvador/BA
Entrada: Ingressos à venda no Sympla - https://bileto.sympla.com.br/event/107197?share_id=1-copiarlink
Mais informações: @cabelosbaoba
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).