Orgulho Nerd: geeks falam sobre origem e importância cultural do dia

Além da perspectiva de quem comemora o Dia do Orgulho Nerd e a importância da celebração, falamos sobre as culturas nerd e pop

Por Lucas Pereira.

Todos os anos, neste dia 25 de maio, é celebrado o Dia do Orgulho Nerd, data que existe desde 2006 e homenageia o lançamento do filme Star Wars: Uma Nova Esperança, lançado em 25 de maio de 1977, primeiro longa da franquia. Para comemorar o dia, o Aratu On decidiu falar sobre importância do dia, a partir do olhar de quem realmente é fã, digo, nerd de carteirinha.

Além da perspectiva de quem comemora o Dia do Orgulho Nerd e a importância da celebração, confira onde celebrar a data. Foto: Ilustrativa/Freepik

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

Antes de mais nada, é bom explicar que a celebração começou na Espanha, com a criação do "Día del Orgullo Friki", lá em 2006, e desde então foi reproduzida em diversas partes do mundo, inclusive entre os geeks brasileiros.

O 25 de maio também reserva uma importante celebração do universo nerd: é o Dia da Toalha. Um estranho ao tema pode se questionar o motivo de se ter uma data para celebrar as toalhas, porém, os “sobreviventes do espaço” sabem bem que esse é o item mais importante de uma aventura espacial. Ao menos é o que diz o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, do autor Douglas Adams. A data foi escolhida por ser dias após a morte do escritor, falecido em 11 de maio de 2001, como uma homenagem póstuma.

Além do Dia do Orgulho Nerd, o 25 de maio celebra o Dia da Toalha, inspirado no
O que é ser um nerd?

Se você pensou em alguém de óculos, super estudioso e introvertido, reveja seus conceitos. O termo “nerd” já não tem mais essa força pejorativa de bullying e passou a caracterizar um outro grupo de pessoas, amantes de animes, HQs, jogos eletrônicos e histórias de ficção científica. Seja um treinador Pokémon ou um aspirante à Cavaleiro Jedi, o nerd é, na definição de quem entende do assunto:

“É um apaixonado". Ele é apaixonado por um filme, uma animação, por quadrinhos ou um jogo. Eu acho que o nerd sempre busca uma forma de expressar, a paixão dele de alguma forma”, diz Victor Karl, “nerd” assumido e cosplayer.

Victor Karl é fundador do grupo Cosplayers BA, voltado para Cosplays, uma das vertentes do Orgulho Nerd e seu universo. Fotos: GigaXis e André Tapioca

Aos 30 anos, o produtor cultural e fotógrafo conta que sua forma de expressar esse orgulho nerd é feito através dos cosplays, que são as fantasias inspiradas em personagens ou mesmo na estética de uma obra, como os animes ou mesmo o universo de Harry Potter, por exemplo.

“Eu acho que o Cosplay é uma das formas de se declarar o amor que você tem ao personagem, né? Porque você tá, literalmente, entrando na pele dele. Então, dentro das diversas formas de como você homenageia aquele personagem, eu acho que o Cosplay é uma das mais legais”, explica.

Nerds e suas várias comunidades

Assim como Victor, outros tantos apaixonados se expressam através das fantasias e, aqui na Bahia, um dos grupos voltados para a temática é o Grupo Cosplayers BA, criado em 2012 pelo próprio fotógrafo para “reunir a galera” do Cosplay e organizar as pessoas com interesses em comum. Nesses 12 anos de existência, o grupo têm participado dos diversos eventos que acontecem em Salvador e Região Metropolitana, como o Bon Odori e as comemorações do Dia do Cosplay, celebrado todo 21 de julho.

Cosplayers à parte, o universo da Cultura Pop engloba outras formas de se demonstrar paixão. Uns se fantasiam, já outros, por exemplo, tentam saber todos os detalhes de determinados universos e histórias, a ponto de viver àquilo, como o jovem Pedro Barberino, de 23 anos, fã de Star Wars e membro do Conselho Jedi (não o Coruscant, mas o da Bahia).

Integrante do grupo desde 2017, Pedro, que é natural de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, conta a importância de se ter um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos interesses nerds que os seus, iniciados ainda na adolescência a partir do mundo de Harry Potter e outros desenhos, como a série animada de Star Wars.

“Eu me sentia meio só no interior, queria conversar mais sobre esses temas e só encontrei isso na internet, pessoas que gostam das mesmas coisas, e isso me ajudou muito”, revela o rapaz. Atualmente, Pedro produz conteúdo sobre o universo criado por George Lucas nas redes sociais e para a seção de Star Wars, do site Omelete, a partir do Diário Rebelde, no Instagram.

Outro que tem muito Orgulho Nerd é Pedro Barberino, apaixonado por Star Wars, participando de grupos produzindo conteúdo sobre o tema. Fotos: Arquivo Pessoal

Presente em eventos de cultura pop e exclusivos de Star Wars, Pedro conta que, para além da afirmação enquanto grupo, o Conselho Jedi Bahia também realiza atividades sociais:

— Nós promovemos algumas ações de caridade aqui em Salvador, eventos para destinar recursos a instituições de caridade, canis, lares de animais. Então sempre que tem evento, nós arrecadamos rações, produtos, etc.”.

O orgulho de ser nerd


Tanto Victor, quanto Pedro, contam que já foram vítimas de bullying por serem “nerds”, mas que esse tempo ficou para trás e que hoje, o termo visto como algo para se orgulhar ainda mais — seja no dia específico ou nos demais.

  • “O orgulho, ele é para ser exaltado. Você tem a exaltação de alguma característica sua, de alguma coisa que você tem muito amor. É bom você mostrar que tem orgulho de quem você é, do que você gosta, e que tem outras pessoas nessa também” — Pedro Barberino.
  • "O Dia da Toalha é muito importante e ele tem que ser celebrado de diversas formas. Seja você fazendo evento, seja você indo assistir a um filme com os amigos, seja fazendo cosplay, celebre a sua paixão, celebre aquilo que você ama e não deixe que os outros te limitem" — Victor Karl.

Pedro e outros amantes de Star Wars demonstrando seu orgulho nerd em um evento da franquia. Foto: Instagram/@conselhojediba

O que fazer no Dia do Orgulho

Para os nerds de plantão, munidos de suas toalhas, fantasias e outros itens da Cultura Pop, haverá um evento para celebrar o Dia do Orgulho Nerd no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas.

No domingo (25), das 13h às 21h, o público poderá participar de gincanas, bate-papos, apresentações musicais, games e performances temáticas. Um dos destaques da edição deste ano é o concurso de cosplay, que pela primeira vez terá também a categoria Kids, elegendo as melhores fantasias inspiradas em personagens da ficção.

A celebração é promovida em parceria com a Cosnection, produtora baiana especializada em eventos voltados à cultura geek, que completa dez anos de atuação em 2025.

Domingo (25), das 13h às 21h

Palco Principal

13h às 13h30 → Abertura do Evento

13h40 → A História geek com RICARDO CARVALHO

14h25 → Bate papo 10 ANOS CN

15h10 → Apresentação DUPLA

16h30 →Apresentação WADO & HANABI

17h → Concurso CN COSPLAY

18h20 → Kahoot GEEK

18h50 → GEEK NÃO MILIONÁRIO

19h20 → Banda ANACRÔNICOS

20h10 → Resultado CONCURSO & APRESENTAÇÃO

 

Arena Game / Fliperamas

13h às 21h → Free Play

Serviço:

Orgulho Geek no Parque Shopping Bahia
Quando: Domingo (25), das 13h às 21h
Onde: Parque Shopping Bahia - Lauro de Freitas, Praça de Alimentação (L3)
Mais informações: @parqueshoppingba | parqueshoppingba.com.br 

Um dos encontros do Cosplayers BA, em um evento voltado para o Orgulho Nerd. Foto: André Tapioca

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.