Lucas Gerbazi une percussão baiana e rock alternativo em show de estreia na Sala do Coro
O cantor Lucas Gerbazi apresenta o repertório autoral que mergulha na diversidade rítmica do interior do estado no dia 12 de novembro, no show “Choque Baiano”, às 20h na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. O artista promove uma mistura entre a música percussiva da Bahia e os elementos do rock alternativo, gênero que compõe uma cena cultural muito rica no sudoeste da Bahia, sobretudo em Vitória da Conquista, cidade onde ele cresceu e fez carreira na música como vocalista da banda de indie rock “Dost”. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.
Lucas traz as influências da diversidade cultural do sudoeste baiano, onde a celebração de tradições como o carnaval e a micareta estão profundamente enraizadas, bem como a cena rock, que o artista integra há 10 anos como músico e produtor cultural. Esse contexto influenciou sua formação artística, tornando grande o desejo de referenciar na sua obra a diversidade cultural do estado, que não se concentra apenas na capital, encontrando-se importante produção em cidades do interior, que desempenham um papel fundamental na concretização da identidade musical de todo o território baiano.
Estão presentes no repertório as músicas já lançadas por Lucas em seu trabalho solo, como “Bahia Rock Nagô”, “Liberdade Salvador” e “Eferveção”; composições lançadas com a banda Dost, como “Velocidade Insana” e “Bandeira Livre”; além das inéditas que virão no EP homônimo ao show, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2025. O setlist também conta com releituras de clássicos da música baiana.
Como parte do Coletivo Somos Vozes - criado em 2019 para disseminar e fortalecer a arte e da cultura do interior da Bahia -, o show celebrará ainda o lançamento do novo single do artista, “Ciranda da Nova Manhã”, que entrará nas plataformas digitais no dia 8 de novembro, e conta com produção de Paulinho Rocha e Diego Oliveira, tendo sido gravada com participação de grandes instrumentistas da música baiana, como Gigi Cerqueira (baixo), Marcos Cupertino (guitarra), Paulinho Rocha (bateria), Tiago Nunes e Lucas Maciel (percussão).
No show, Lucas Gerbazi recebe a participação especial dos cantores e compositores Daniel Bispo, Biel Brito (Banda DiDengo) e Edu Casanova, além da clarinetista Daniela Nátali.
Sobre Lucas Gerbazi
O cantor, compositor e produtor Lucas Gerbazi começou sua carreira na música em 2013 como vocalista da banda de indie rock "Dost", em Vitória da Conquista (BA). Com o grupo, lançou dois singles e o EP "Embarque Imediato", além de ter participado de festivais e eventos de música por todo estado da Bahia, como o Festival Internacional de Surf de Itacaré e Festival de Inverno Bahia, dividindo o palco com grupos como Nação Zumbi e BaianaSystem.
Em 2019, o artista faz uma transição para o seu trabalho solo, tendo como principais referências sonoras a música percussiva da Bahia - em sua diversidade de ritmos - e o rock, gênero em que iniciou sua carreira. Nesta fase, Gerbazi lançou os singles "Liberdade Salvador", que conta com a participação de Pedro Pondé e cujo videoclipe se tornou um produto institucional da Defensoria Pública do Estado da Bahia, e "Bahia Rock Nagô", parceria com Nêssa e Yan Cloud.
Em 2020, “Bahia Rock Nagô” disputou o Reality Musical Toca o Som Nação, desenvolvido pela Somos Carnaval, maior plataforma de conteúdo sobre carnaval no Brasil, chegando à grande final do programa. O programa contou com participantes de 13 estados brasileiros. Lucas foi um dos representantes da Bahia.
Em outubro de 2021, Lucas Gerbazi foi premiado em 2º lugar no Festival de Arte e Música da Unimed, que contou com artistas de toda a região sudoeste da Bahia e uma mesa de jurados composta por grandes nomes da música brasileira, como Sarajane e Pierre Onassis.
Com o trabalho solo, Lucas Gerbazi já se apresentou em eventos de grande importância na cena cultural baiana, como o Festival de Inverno Bahia e Festival Suíça Bahiana, dividindo a grade com nomes como Ivete Sangalo e Leo Santana.
Lucas é idealizador e um dos produtores do “Sarau Somos Vozes”, evento multicultural que envolve música, dança, teatro, poesia e outras expressões artísticas, por onde já passaram mais de 80 artistas nos cinco anos de existência do projeto.
SERVIÇO
Lucas Gerbazi em “Choque Baiano”
Quando: 12 de novembro (terça-feira), às 20h
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)
Quanto: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia) | Vendas no Sympla
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).