Gantois lança livro ilustrado com narrativas da vida de Mãe Carmen nesta segunda-feira
No evento, acontecerá também a entrega da Comenda Maria Quitéria à Iyalorixá, por iniciativa da vereadora Marta Rodrigues
O livro ilustrado, intitulado “Awon Ona Jagun – Narrativas de Mãe Carmen de Osaguian”, que conta a história de Mãe Carmen, será lançado nesta segunda-feira (29/5), a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Salvador. A obra, feita a partir de uma iniciativa dos filhos do Gantois, comemora os 21 anos de Mãe Carmen como Iyalorixá do Gantois.
No evento, acontecerá também a entrega da Comenda Maria Quitéria à Iyalorixá, por iniciativa da vereadora Marta Rodrigues.
A obra teve produção artística do designer Breno Loeder e consultoria linguística em iorubá do professor Adinelson Akambi Odé, e traz histórias da vida de Mãe Carmen, desde o seu nascimento e percurso dentro do contexto das responsabilidades religiosas nos ritos do axé do Gantois, servindo de ensinamento dentro da comunidade-terreiro.
No Gantois, com tradições da etnia egbá-alakê, Maria Júlia fundou a comunidade-terreiro em 1849, deixando um legado de formação jeje-nagô, repassado a Iyá Pulchéria e Mãe Menininha no século XX e, desde 2002, Mãe Carmen segue o caminho determinado de manter os costumes.
[caption id="attachment_214339" align="alignnone" width="818"] O livro será lançado nesta segunda-feira, a partir das 18h30, em Salvador[/caption]
Sobre Mãe Carmen do Gantois
Carmen Oliveira da Silva, funcionária aposentada do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, seguiu por alguns anos na carreira de contadora, mas, quando convocada, assumiu o trono do Gantois. Filha caçula de Mãe Menininha, Mãe Carmen de Oxaguian foi iniciada aos 7 anos, nasceu e cresceu dentro da Casa do Candomblé, e viveu grande parte de sua vida como Iyalaxé do Gantois.
Desde 2002, está no comando do Candomblé do Ilé Iyá Omi Asé Iyamasé – Terreiro do Gantois, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, quando assumiu o posto de Iyalorixá.
Serviço:
Lançamento do livro “Awon Ona Jagun – Narrativas de Mãe Carmen de Osaguian”, de Gantois
Quando: 29 de maio (segunda-feira), a partir das 18h30
Onde: Câmara Municipal de Salvador - Praca Thome Souza, s/n - Centro Historico, Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!