Festas baianas na Europa: conheça a história do percussionista do Ilê Aiyê que levou movimento para as ruas de Paris
A jornalista Wanda Chase, enviada especial da TV Aratu para fazer a cobertura completa de festas populares na Europa, está em Lisboa para cobrir a Lavagem de Santo António
Nesta quinta-feira (14/9), começa Lavagem de Santo António, em Lisboa, capital de Portugal. A jornalista Wanda Chase, enviada especial da TV Aratu para fazer a cobertura completa do evento, que é inspirado na Lavagem do Bonfim, em Salvador, já está no país lusitano conversando com baianos que estão fora da Bahia, mas carregam a nossa cultura para onde quer que vão.
A cobertura completa desse evento e da Lavagem de Madeleine, que aconteceu em Paris, na França, no último domingo (10), começou na segunda-feira (11), em todos os programas da TV Aratu, desde o Bom Dia Bahia, às 7h, até o Aratu Notícias, às 19h20, e também no Aratu On e nas redes sociais.
O primeiro entrevistado é o percussionista Giba Gonçalves, nascido em Salvador e morador do Curuzu que está há mais de 30 anos na Europa. A história dele com a música começou nos anos 1970, época da fundação do bloco afro Ilê Aiyê. Hoje, Giba mora em Paris, e costuma participar da Lavagem de Madeleine.
"No Brasil, a gente sempre fez cultura na rua. Assim nasceu o Olodum, a Timbalada e o Ilê Aiyê. E eu sentia falta desse movimento aqui. Então, eu criei esse movimento de ir para a rua, pegar pessoas que não tinha essa qualificação musical, e qualificá-las. E aí, cresceu, tomou todo esse corpo e está aí onde está até hoje", relata ele. Confira a entrevista na íntegra:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Hgh1p7JSaxg[/embed]
FESTAS POPULARES NA EUROPA
A Lavagem da Madeleine, uma das maiores tradições afro-brasileiras da Europa, chegou em sua 22ª edição levando a cultura brasileira às ruas de Paris, na França, com Carlinhos Brown como atração principal e cobertura especial da TV Aratu no local do evento, com a jornalista Wanda Chase. O ponto alto do evento aconteceu neste domingo (10/9), no centro da capital francesa.
Criada em 2002 pelo artista baiano Robertinho Chaves, a Lavagem de Madeleine faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris. O desfile percorre as ruas da capital francesa, da Place de La Bastille até os degraus da Igreja Madeleine. Em 2011, a UNESCO reconheceu a dimensão cultural do Festival Cultural Brasileiro Lavage de la Madeleine e incluiu o evento na Rota do Escravo.
Já a Lavagem de Santo António, em Lisboa, está sendo realizada pelo segundo ano, em parceria entre o Museu de Lisboa – Santo António e a Associação AYÔ. A celebração inclui conferências, missas e cortejo pela capital portuguesa, além da lavagem da escadaria da Igreja de Santo António de Lisboa.
LEIA MAIS: Lavagem de Santo António começa nesta quinta-feira (14) em Lisboa; TV Aratu faz cobertura completa
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!