EXCLUSIVO: Parada do Orgulho LGBT+ de 2024 será na Barra para atrair público jovem
A edição deste ano ainda acontecerá no no Campo Grande, no dia 10 de setembro
Marcada para o próximo dia 10 (domingo), a 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia acontecerá pela última vez no bairro do Campo Grande, em Salvador. Em 2024, o evento será no circuito Barra-Ondina, segundo informou o presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB) e coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT, Marcelo Cerqueira, com exclusividade ao Aratu On, nesta sexta-feira (1/9). Será a primeira Parada LGBT+ de Salvador fora do circuito Campo Grande.
Para Cerqueira, a mudança ocorre com o "coração partido" pela representatividade do Centro de Salvador para a vida da população LGBTQIAPN+ em mais de cinco décadas. Mas, segundo ele, a alteração é necessária para atrair o público mais jovem. "A parada nasceu em 2002, e pessoas que nasceram nesse ano estão na casa dos 20 e não têm essa percepção do Centro, então, há esse clamor muito grande de levar o evento pra Barra", disse o presidente do GGB.
"Nós resistimos até agora, mas não dá mais pra postergar, e também queremos estar na vitrine de Salvador, que é o Farol da Barra", acrescentou Marcelo.
PARADA DO ORGULHO LGBT+ 2023
Após três anos sem acontecer nas ruas devido à pandemia de Covid-19, a 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia será realizada no próximo domingo, das 11h às 21h30.
Com o tema "Inclusão e Diversidade no Mundo Corporativo Pós-Pandemia", o evento homenageará três pessoas que estão no poder público: o secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; a Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público estadual, Márcia Teixeira; e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.
"São pessoas que têm uma contribuição imensa para a população LGBT+", afirmou Marcelo Cerqueira sobre os três padrinhos da Parada. A cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, também será madrinha da edição e já confirmou presença.
SEMANA DA DIVERSIDADE
Antes da Parada, o GGB vai promer a VII Semana da Diversidade, entre os dias 4 e 9 de setembro (segunda a sábado), em diversos pontos de Salvador. A programação inclui atividades culturais, seminários, debates, cinema e até um desfile com cachorros.
Dentro da programação, uma feira de saúde começa na segunda-feira (4/9), na Praça das Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus de Ondina, com apoio das secretarias municipal e estadual de Saúde, além das Voluntárias Sociais. Na terça-feira (5/9), o espaço contará ainda com performances das drag queens Bia Mathieu e Aluvânia Butantã.
LEIA MAIS: Agenda Cultural em Salvador: fim de semana tem shows de Djavan, Timbalada e Raça Negra
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!