Acervo da Laje representa o Brasil no MuseumFutures África, em Moçambique
Museu situado no Subúrbio de Salvador recebeu o troféu 'O Bem Transforma', da TV Aratu, em outubro deste ano
O Acervo da Laje, museu situado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, especificamente no bairro do São João do Cabrito, foi escolhido como o único museu brasileiro a participar do MuseumFutures África, projeto do Goethe-Institut.
Com seis museus de diferentes partes do mundo envolvidos, o Acervo da Laje representou o Brasil no evento que contou com atividade de intercâmbio presencial entre os dias 7 e 12 de dezembro na cidade de Maputo, em Moçambique.
O MuseumFutures África é uma expansão intercontinental do Projeto Museus do Futuro do Goethe-Institut, que teve sua primeira etapa na região da África Subsaariana de 2020 a 2022. Agora, em 2023, o projeto se estende a seis museus de diferentes partes do mundo, incluindo três na África, dois na Índia e o Acervo da Laje no Brasil. O projeto tem como objetivo buscar transformar as abordagens tradicionais da museologia, explorando novos formatos e promovendo a inovação cultural.
José Eduardo, fundador e diretor do Acervo da Laje, participou deste intercâmbio cultural. "Ficamos muito felizes com o convite inicialmente, e esse intercâmbio tem sido muito benéfico para todos os museus envolvidos. Tive a oportunidade de visitar o Museu do bairro de Mafalala, cujo diretor, Ivan Laranjeira, havia visitado o Acervo da Laje anteriormente. Desde então, temos trocado muitas experiências."
“O MuseumFutures começou como um projeto cultural pan-africano centrado nas pessoas, colaborando com museus em todo o continente para explorar novos formatos de museologia a partir do sul global. Liderado pela Goethe-Institut região Subsaariana uma equipe de profissionais africanos das áreas de arte e museus, o projeto visa transformar e inovar no modo de se pensar museus”, explica Friederike Möschel, diretora executiva do Goethe-Institut Salvador-Bahia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!