AO VIVO Últimas Notícias
11/01/2024 07h30 | Atualizado em 11/01/2024 09h48

Lavagem do Bonfim concretiza homenagens nesta quinta-feira (11); ‘Momento democrático’, diz Padre Edson Menezes

Basílica Santuário Senhor do Bonfim completa 270 anos em 2024

Lavagem do Bonfim concretiza homenagens nesta quinta-feira (11); 'Momento democrático', diz Padre Edson Menezes Foto: Arte/TV Aratu
Da Redação

“Dessa Sagrada Colina
Mansão da Misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia”

Neste dia de Lavagem do Bonfim – quinta-feira (11/1), em 2024 -, milhares de fieis percorrem as ruas rumo à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, no bairro de mesmo nome, em Salvador, em um ato de devoção. Este ano, acontece a 9ª edição da “Caminhada Lavagem de Corpo e Alma”, com saída às 7h da Igreja de Nossa senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.

Só que muito mais que a caminhada ou as famosas fitinhas, a festa em homenagem ao Senhor do Bonfim é um ato de entrega e agradecimento, e ela começa dias antes, com missas e festejos. No último domingo (7/1), por exemplo, houve a procissão marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. O ato de fé aconteceu pela terceira vez e contou com a presença de embarcações que acompanharam o trajeto pela Baía de Todos-os-Santos.

procissao maritima

Foto: Reprodução/Santuário Senhor do Bonfim

Para o reitor da Basílica, padre Edson Menezes, as comemorações deste ano serão especiais, pois homenageará o templo religioso construído em 1754. Ou seja, neste ano de 2024, a Igreja do Bonfim completa 270 anos de história. Além disso, ele reforça que a Lavagem do Bonfim é um “momento muito democrático”.

“Tornou-se essa grande festa que eu considero uma manifestacao cultural, religiosa e democrática muito interessnte, e que transmite para o Brasil um grande ensinamento, de que é possível você caminhar com alguém do seu lado que pensa diferente de você, que tem uma orientação sexual diferente da sua, que tem uma condição de vida diferente da sua, que tem uma cor diferente da sua, uma religião diferente da sua… Então, a Lavagem do Bonfim é esse momento muito democrático”, disse à TV Aratu.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!