AO VIVO Últimas Notícias
03/11/2023 09h30 | Atualizado em 03/11/2023 17h11

Festival Liberatum começa nesta sexta-feira (3) com presença de Viola Davis, Margareth Menezes e Taís Araújo

De acordo com a organização do Liberatum, o festival visa criar conexões entre baianos e grandes artistas nacionais e internacionais para fortalecer a diversidade cultural

Festival Liberatum começa nesta sexta-feira (3) com presença de Viola Davis, Margareth Menezes e Taís Araújo Foto: Divulgação
Da Redação

O Festival Liberatum será realizado desta sexta-feira (3/11) até segunda-feira (6/11) e com uma programação com painéis, premiações e show. O evento é gratuito e teve ingressos disponibilizados por plataforma online. A programação será em diversos locais. São eles: Centro de Convenções, Candyal Ghetto Square, Praça Cairu e Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira.

A organização confirmou a participação de artistas internacionais, como Viola Davis, Julius Tennon e Angela Bassett, e nacionais, como Margareth Menezes, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Erika Hilton, Alcione, Iza, Lazzo Matumbi, Luedji Luna, Majur e Pracatum. Também tinha sido anunciada a vinda da modelo Naomi Campbell e do ator Morgan Freeman, mas ambos cancelaram. Campbell por conflito de agenda e Freeman por causa da greve dos roteiristas de Hollywood.

Essa é a primeira vez que o festival vai ser realizado no Brasil. O evento já teve edições em Hong Kong, Estados Unidos, Papua-Nova Guiné, Reino Unido, Marrocos, Itália, Turquia, México, Espanha, Índia e França. De acordo com a organização do Liberatum, o festival visa criar conexões entre baianos e grandes artistas nacionais e internacionais para fortalecer a diversidade cultural.

Margareth Menezes

No dia 3, integra a programação do painel “Uma vida dedicada à Cultura”, às 11h, no Centro de Convenções de Salvador. A partir de 20h30, a ministra participa da Gala de Honra Cultural Liberatum, em homenagem à cantora Alcione, com apresentações artísticas das cantoras Luedji Luna, Majur e Iza.

Voltado à cultura, liderança e entretenimento, o Liberatum apresenta ao público brasileiro uma programação com algumas das maiores potências culturais internacionais, lendas e líderes criativos que atuam para promover mudança social, liberdade de expressão e aumentar a consciência sobre questões importantes que afetam a humanidade e o planeta.

Criada em 2001, o Liberatum é uma organização internacional que exalta a cultura negra e já realizou o festival em 13 países, difundindo os ideais de inclusão, com a participação de expoentes das artes, negócios e tecnologia. O festival foi criado pelo empresário, artista, produtor e diretor indiano, Pablo Ganguli e tem direção artística do soteropolitano, Gil Alves.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (3/11)

Talk: Uma Vida Dedicada à Cultura
Participantes: Margareth Menezes e Gil Alves
Mediadora: Camilla Apresentação [Preta Letrada]
Audiência: 1.000 pessoas
Horário: 11h
Local: Centro de Convenções de Salvador Boca do Rio

Talk: Contos da Afrodiáspora
Participantes: Viola Davis, Julius Tennon, Melanie Clark e Taís Araújo
Mediador: Maurício Mota
Audiência: 1.000 pessoas
Horário: 15h
Local: Centro de Convenções de Salvador Boca do Rio

Talk: Redesenhando a Cultura Preta no Imaginário Popular
Participantes: Pedro e Hisan, da marca baiana Dendenzeiro, Alton Mason e Iza
Mediadora: Erika Hilton
Audiência: 1.000 pessoas
Horário: 16h30
Local: Centro de Convenções de Salvador Boca do Rio

Prêmio e Gala de Honra Cultural Liberatum Alcione
Homenageada: Alcione
Performance: Luedji Luna e Majur
Audiência: 150 a 200 pessoas (só convidados)
Horário: 20h
Local: Restaurante Amado, Comércio

SÁBADO (4/11)

Talk: Liberatum Cultural Pioneer Award Para Angela Basset
Homenageada: Angela Basset
Audiência: 1.000 pessoas
Horário: 17h45
Local: Centro de Convenções de Salvador Boca do Rio

Masterclass: Ground Zero X Pracatum
Música: Ground Zero e Pracatum
Audiência: 200 pessoas
Horário: 16h
Local: Candyal Ghetto Square

DOMINGO (5/11)

Concerto Musical
Atrações: Lazzo Matumbi e Ground Zero
Mediadora: Luana Assiz
Audiência: 20.000
Horário: 16h
Local: Praça Cairu Comércio

LEIA MAIS: Estado de greve está mantido em Salvador, diz presidente do Sindicato dos Rodoviários

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!