AO VIVO Últimas Notícias
27/10/2023 16h02 | Atualizado em 27/10/2023 15h40

Exposição fotográfica gratuita no Centro Histórico traz olhar sobre as gerações passadas

Exposição retrata herança dos antepassados presentes em comunidades, rodas de candomblé, sambas, conversas e rimas

Exposição fotográfica gratuita no Centro Histórico traz olhar sobre as gerações passadas Foto: Divulgação/Alex Dantas
Lucas Pereira

O Centro Histórico de Salvador recebe a exposição fotográfica “Ancestralidade: olhares sobre a humanidade”, que traz as diversas facetas dos costumes, crenças e tradições transmitidas por diversas gerações até os dias de hoje. A mostra também é uma homenagem ao fotógrafo Renato Soares, pelo seu trabalho com os povos originários e a disseminação de suas histórias.

Gratuita e aberto ao público, a visitação acontece até o dia 26 de novembro, no ME Ateliê da Fotografia, localizado na Ladeira do Boqueirão, nº 6 – Santo Antônio Além do Carmo, às sextas, das 17h às 19h e sábados e domingos, das 16h às 19h.

Reunindo 22 obras, de 12 fotógrafos, entre eles Luiz Bhering, Tiago Queiroz, Lu Brito, Alex Dantas e Mário Edson, a exposição expressa a herança dos antepassados que ainda se encontram presentes atualmente em comunidades, rodas de candomblé, sambas, conversas e rimas.

Segundo Mário Edson, idealizador e curador da mostra, um grande diferencial da apresentação é a pluralidade de olhares dos artistas participantes, garantindo a abrangência da história dos antecessores.

“Lembrar dos costumes dos nossos antepassados é honrar os mesmos, reconhecendo sua sabedoria e força. Ancestralidade é fonte de pertencimento que tece o chão, o lugar, espaço-território regido pelo tempo da natureza, tempo do aprender, do experienciar, amadurecer, encantar-se e aqui pudemos reunir diversos olhares em volta disso e juntar todas essas histórias”, conta o artista.

ARTISTAS PARTICIPANTES

Alessandro Fernandes, Alex Dantas, André Fernandes, Damião Paz Pixoré, Leila Chandani, Lu Brito, Luiz Bhering, Magali Abreu, Mário Edson, Sonia Chaves, Tiago Queiroz.

SERVIÇO – Exposição “Ancestralidade: olhares sobre a humanidade”

Onde: ME Ateliê de Fotografia,  Ladeira do Boqueirão, nº 6, Santo Antônio Além do Carmo
Quando: até 26 de novembro, às sextas-feiras das 17h às 19h, aos sábados e domingos das 16h às 19h
Quanto: gratuito

LEIA MAIS: Thiaguinho, Flora Matos e Olodum são os destaques da Agenda Cultural desse fim de semana em Salvador

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!