Ferrovias: 1º Festival de Cinema do Subúrbio faz mapeamento inédito de produções cinematográficas da região

O Ferrovias acontecerá de 17 a 20 de agosto, nas modalidades presencial e virtual

Por Juana Castro.

Ferrovias: 1º Festival de Cinema do Subúrbio faz mapeamento inédito de produções cinematográficas da regiãoTúnel de Periperi | Rodrigo Carvalho/divulgação

Estão abertas as inscrições de obras audiovisuais para a primeira edição do Ferrovias: Festival de Cinema do Subúrbio. Os interessados devem se inscrever até a próxima quinta-feira (20/7), pela internet (clique aqui).

O Ferrovias acontecerá de 17 a 20 de agosto, nas modalidades presencial e virtual, e contará com programação itinerante percorrendo quatro espaços comunitários do subúrbio de Salvador.

A ideia do festival é expandir os debates sobre as produções audiovisuais do Subúrbio Ferroviário, realizando um mapeamento inédito dos trabalhos realizadaos na região. Também vai promover o encontro entre produtores, roteiristas, diretores e demais membros da cadeia produtiva, além de estimular a formação de novos talentos por meio de oficinas formativas e apresentações artísticas.

O FESTIVAL

O nome "Ferrovias" foi escolhido em homenagem ao extinto sistema de trens que atravessou o território durante 162 anos às margens da Baía de Todos-os-Santos, em dez estações, de Calçada a Paripe. O encerramento das atividades em fevereiro de 2021 deixou marcas na memória dos suburbanos e na história de Salvador. Mais que um transporte, o trem era história viva da cidade, ponto de encontros e reencontros de uma região majoritariamente preta e de baixa renda.

Desse modo, pensando o cinema enquanto lugar dos encontros e de registro, o evento se elabora como possibilidade de preservar narrativas e memórias afetivas, bem como de criar novas expressões sob a ótica da juventude.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.