Coletivo abre inscrições gratuitas para oficina de construção de personagens
Prática teatral voltada a atuantes será ministrada pelo ator Antonio Fábio e integra a programação de atividades do projeto Duo13 anos
Ministrada pelo intérprete e diretor teatral Antonio Fábio, a oficina "Constrindo Personas" estará com inscrições gratuitas na próxima semana, de segunda a sexta-feira (3 a 7/4). Realizada pelo Coletivo Duo Teatro, o curso será realizado de 11 a 14 de abril, das 15h às 18h, na Sala Multiuso do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador.
A oficina tem como objetivo a estruturação de um sistema psicofísico para o atuante, no que diz respeito à criação de um estado pré-cênico necessário para a construção de personas dramáticas e suas performances. Os interessados podem se inscrever em link que estará disponível, a partir de segunda-feira (3), no Instagram do Duo.
Durante os quatro dias de oficina, os selecionados irão experienciar práticas de alongamentos e aquecimentos; memória das sensações; mapeamento da ação física, pontos de vista e círculos de atenção. "É uma oficina que iremos trabalhar corpo, tempo e espaço. Os/as atuantes irão experimentar ênfases corporais, ataques, impulsos, impactos, velocidades, ritmos internos e externos, qualidade dos movimentos (flutuação, moldagem, irradiação e voo), entre outras práticas", pontua Antonio Fábio.
A oficina "Construindo Personas" se compõe de três unidades, onde serão exercitadas as técnicas acima expostas. A primeira composta por exercícios para criação de uma consciência corporal, suas possibilidades e habilidades e, enfim, a criação de um estado neutro, ponto de partida para a criação de Personas; a segunda, exercícios das qualidades dos movimentos; e a terceira, exercícios de pequenas narrativa pessoais, usando as Atmosferas, Memória das Sensações e Monólogos internos.
SOBRE ANTONIO FÁBIO
Ator e diretor, Antonio Fábio tem aproximadamente 30 anos de carreira, com uma vida artística que permeia o teatro, o cinema e a televisão. Protagonizou "Jeremias, Profeta da Chuva", autoria e direção de Adelice Souza (2010); "Arraial", direção de Saulus Castro para o Coletivo Duo, "Longa Jornada Noite Adentro", direção de Harildo Déda (Prêmio Braskem de Teatro de 2012); "Volta ao Lar", direção de Harildo Déda; e "A Comédia Humana", direção de Maurício Pedrosa (2015).
Ainda como ator participou de diversos curtas e longas metragens: "Astrogildo", de Edson Bastos; "Sarmaga", de Jon Lewis (premiado no Five Continents International Festival da Venezuela como The Best Team Performance); "Abaixo a Gravidade", de Edgard Navarro; o premiado "Café com Canela", de Glenda Nicário e Ary Rosa; das novelas e séries "O Canto da Sereia", "Amores Roubados", "O Rebu", "Nada Será como Antes" e "Onde Nascem os Fortes" de José Luiz Villamarim, além da série "Treze Dias Longe do Sol", de Luciano Moura.
CIRCULAÇÃO
Além da oficina, cinco espetáculos do repertório do Coletivo compõem o projeto de circulação DUO 13 anos: os três solos “O Barão nas Árvores”, com Marcos Lopes; “Jonas: Dentro do Grande Peixe” e “Memórias do Fogo”, com Saulus Castro; musical "O Caminho dos Mascates" e "Em Busca da Ilha Desconhecida".
Depois da temporada em abril de "Memórias do Fogo", o DUO passará com os espetáculos infantis "O Barão nas Árvores" e "Em Busca da Ilha Desconhecida" em maio, de 11 a 14, pela região da Chapada Diamantina - Rio de Contas, Andaraí, Morro de Chapéu e Lençóis. De 25 a 28 de maio, o Sul da Bahia recebe o repertório Duo 13 Anos - Itabuna, Camacan, Canavieiras e Ilhéus. Em Junho, de 8 a 11, o Sertão - berço inspirador de algumas obras do Coletivo - será palco para os espetáculos - Ribeira do Pombal, Tucano, Cícero Dantas e Euclides da Cunha.
O projeto Duo 13 anos foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro em 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
SERVIÇO
Construindo Personas - Oficina Para Atuantes Cênicos - ministrada por Antônio Fábio, realização Coletivo DUO Teatro
Quando: 11, 12, 13 e 14 de abril, das 15h às 18h
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB) - Sala Multiuso
Quanto: inscrições gratuitas, de 3 a 7 de abril, pelo link no perfil do Instagram - @coletivoduoteatro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!