Saúde há cerca de 1 ano. Fonte: Da redação

Cerca de 500 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 devem desembarcar em Salvador, nesta segunda, dia de "Viradão da Vacinação"

Creditos da foto:Aratu On
Cerca de 500 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 devem desembarcar em Salvador, nesta segunda, dia de "Viradão da Vacinação"

A Bahia vai receber, na manhã desta segunda-feira (21/6), uma remessa de quase 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Pelo menos é o que afirma o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, em publicação feita, na noite de domingo (20/6), em seu perfil do Twitter.

 

VIRADÃO DA VACINAÇÃO 

Ainda, nesta segunda-feira (21/6), a Secretaria Municipal da Saúde realiza, a partir das 8h, uma jornada ininterrupta de 33 horas de vacinação contra o novo coronavírus. Além da imunização por idade será retomada a vacinação dos grupos prioritários/habilitados na estratégia que fizerem agendamento pelo site hora marcada. Já na terça-feira (22/6) a vacinação volta a ser EXCLUSIVAMENTE por idade e demanda aberta (ou seja, sem agendamento).

CONFIRA A PROGAMAÇÃO DA ESTRATÉGIA QUE INICIA ÀS 08 HORAS DESSA SEGUNDA-FEIRA E SEGUE ATÉ AS 17 HORAS DE TERÇA-FEIRA

PESSOAS COM 47 ANOS OU MAIS:

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal da Saúde amplia mais uma faixa etária em esquema escalonado. Das 08 às 12 horas serão comtempladas as pessoas com 48 anos ou mais nascidas até 21 DE MAIO DE 1973. Já no turno da tarde, das 13 às 16 horas, será a vez dos indivíduos com idade igual ou superior a 47 anos nascidas entre 22 DE MAIO DE 1973 A 21 DE AGOSTO DE 1973.

As pessoas com 47 anos ou mais nascidas entre 22 DE AGOSTO DE 1973 E 21 DE NOVEMBRO DE 1973 também estão incluídas na estratégia no período noturno, das 17 às 21 horas.

Na terça-feira (22/6) a vacinação volta a ser EXCLUSIVAMENTE por idade e por demanda aberta (ou seja, sem agendamento). Das 08 às 12 horas serão imunizados os indivíduos com idade igual ou superior a 47 anos nascidos entre 21 DE NOVEMBRO DE 1973 A 22 DE FEVEREIRO DE 1974. No turno da tarde, das 13 às 17 horas, serão habilitadas as pessoas com 47 anos ou mais nascidas entre 23 DE FEVEEIRO DE 1974 E 22 DE JUNHO DE 1974.

OBS: Os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, podem procurar os postos de vacinação normalmente para recebimento da vacina.

SEGUNDA-FEIRA – 1ª DOSE: 8H ÀS 18H

Drives: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Parque de Exposições e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Parque de Exposições, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Cajazeiras V e USF Federação.

* SEGUNDA-FEIRA – 1ª DOSE: 08H ÀS 21H*

Drives: Centro de Convenções, 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), Universidade Católica (Pituaçu) e Vila Militar (Dendezeiros).

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica (Pituaçu) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

TERÇA-FEIRA- 1ª DOSE: 8H ÀS 17H

Drives: Centro de Convenções, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Parque de Exposições, 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), Universidade Católica (Pituaçu), Vila Militar (Dendezeiros) e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica (Pituaçu), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Parque de Exposições, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Cajazeiras V e USF Federação.
SEGUNDA E TERÇA-FEIRA – 2ª DOSE: 8H ÀS 14H

A aplicação das 2ª doses da Oxford e CoronaVac acontecerá entre 08h e 14h para aqueles que estão com o reforço atrasado ou com a data agendada no cartão de vacinação para até o dia 30 de junho.

2ª DOSE OXFORD: 8H ÀS 14H

Drives: PAF Ondina, FBDC Brotas e Shopping da Bahia.

Pontos Fixos: USF Vista Alegre, USF Vale do Matatu, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), FBDC Brotas, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Pirajá e USF Cajazeiras X.

2ª DOSE CORONAVAC: 8H ÀS 14H

Drive: Barradão.
Pontos Fixos: Barradão e UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).

SEGUNDA-FEIRA – 1ª DOSE PÚBLICOS PRIORITÁRIOS – HORA MARCADA – 22H ÀS 7H

A Secretaria Municipal da Saúde retoma a aplicação da 1ª dose para os demais públicos prioritários EXCLUSIVAMENTE através da plataforma Hora Marcada. Além dos grupos eletivos, as pessoas com 47 anos ou mais nascidos entre 21 de maio de 1973 e 22 de Junho de 1974 também poderão agendar a imunização pela plataforma.

No total, serão abertas 8 mil vagas a partir das 14 horas desse domingo (20/6) através do portal www.vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br . Os drives da Arena Fonte Nova e da Unijorge (Paralela) funcionarão das 22 horas de segunda-feira (21) até as 07 horas da terça-feira (22/6) para atendimento exclusivo das pessoas que realizarem o agendamento.

PARA REALIZAR O AGENDAMENTO, TODOS AS PESSOAS HABILITADAS DEVERÃO ESTAR COM O NOME DA LISTA DA SMS E NO MOMENTO DA VACINAÇÃO APRESENTAR OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CADA PÚBICO ELETIVO

Drives: Arena Fonte Nova e Unijorge (Paralela).

CONFIRA OS GRUPOS PRIORITÁRIOS HABILITADOS E OS DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS NO ATO DA VACINAÇÃO

CAMINHONEIROS

Os caminhoneiros com carteira das categorias C, D, E, AE ou AC com idade igual ou superior a 18 anos estão habilitados a se vacinar contra a Covid-19 nesta quarta-feira (16/6) das 8h às 16h, em Salvador.

Todos devem ter nome na lista do site da SMS e ser residente de Salvador para ter acesso as doses.

No ato da vacina apresentar documento oficial com foto, carteira de habilitação por categoria, o documento do caminhão e cópia impressa do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do último Imposto de Renda, ou último contracheque da empresa de transporte de carga, ou última nota fiscal.

É indispensável também levar as cópias impressas do Certificado de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e do Extrato do Transportador com situação ativa. Ambos os documentos devem possuir a data de validade superior ao dia de vacinação.

TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL

Todos os profissionais com 18 anos ou mais, devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e estar em pleno exercício das atividades em Salvador. No ato da vacinação, terão que apresentar um documento oficial com foto e cópia impressa de contracheque ou carteira de trabalho atualizada ou contrato Pessoa Jurídica.
PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO

Os jornalistas e radialistas com idade igual ou superior a 40 anos podem se vacinar. Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS e atuar em Salvador.

No ato da vacina deve apresentar obrigatoriamente o documento oficial com foto e CÓPIA impressa do certificado de conclusão de curso/diploma, DRT ou Identidade profissional válida (carteira da Fenaj, por exemplo).

Além disso, devem levar a CÓPIA impressa do último contracheque ou nota fiscal; ou carta da chefia.

RODOVIÁRIO, TRABALHADOR DA LIMPEZA URBANA, METROVIÁRIOS, TRABALHADOR DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, PORTUÁRIOS, TRABALHADOR DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL, CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E TRABALHADORES DO TRANSPORTE AÉREO (18 A 59 ANOS)

VACINA-O-DENDEZEIROS

Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque.

Os portuários que trabalham no Porto de Salvador deverão estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto, cópia impressa do último contracheque ou cópia da ficha cadastral do trabalhador expedida pela OGMOSA atualizada.

Os catadores de materiais recicláveis devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e CÓPIA IMPRESSA da carteira da cooperativa.

Trabalhadores do transporte intermunicipal precisa ser residente (morador) de Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque.
Os trabalhadores do transporte aéreo devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e CÓPIA IMPRESSA do último contracheque ou da credencial aeroportuária com data de validade posterior a data de vacinação.
TRABALHADORES DA SAÚDE, MÉDICOS VETERINÁRIOS, FARMÁCIAS E DE ESTABELECIMENTOS COM CNES ATIVO; DOULAS, CUIDADOR DE IDOSO E AUTÔNOMOS

Todos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópias impressas dos seguintes documentos:

Trabalhadores da saúde e de farmácias: último contracheque ou contrato PJ ativo.

Médicos veterinários: último contracheque, contrato de trabalho Pessoa Jurídica ou Imposto de Renda

Doulas: cópia Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório.

Autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos, técnico em radiologia, veterinários): carteira do conselho de classe e cópia impressa do Imposto de Renda, ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do contrato de Pessoa Jurídica ativo ou da última nota fiscal.

Trabalhador da saúde dos estabelecimentos com CNES ativo: deve estar lotado em Salvador e em pleno exercício das atividades. Apresentar também cópia impressa do último contracheque.

Cuidador de idoso (18 a 59 anos): Uma das cópias impressas do Imposto de Renda, carteira de trabalho assinada, comprovante do e-Social ou ISS atualizado ou nota fiscal. Nos documentos é preciso estar o registro de “CUIDADOR (A) DE IDOSO”.

LACTANTES COM ATÉ 12 MESES DE AMAMENTAÇÃO (18 anos ou mais)

Todas devem estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto. As lactantes que estejam amamentando até o 12º mês de vida bebê: devem apresentar também cópia impressa de certidão de nascimento do bebê.

TRABALHADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, FACULDADES/UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS E ESCOLA DE CURSO TÉCNICO (NÍVEL BÁSICO)
(idade igual ou superior a 18 anos)

Os trabalhadores devem estar com nome cadastrado no site da SMS, em pleno exercício das atividades em Salvador, e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto e mais cópia impressa do último contracheque ou do contrato de trabalho PJ.

PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME

Para ter acesso ao imunizante é preciso ter a idade igual ou superior a 18 anos, estar com o nome na lista do site da SMS e no ato da vacinação apresentar documento de identificação com foto, além de um dos documentos abaixo IMPRESSO:

Cópia de um relatório médico com o número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID D57) para falciforme com qualquer data de emissão;

Cópia do Exame de diagnóstico para a doença (Eletroforese de Hemoglobina);

Cópia da Carteira de identificação dos serviços especializados que atendem a doença em Salvador.

PESSOAS COM COMORBIDADE (DOENÇAS CRÔNICAS), DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO INTELECTUAL SEVERO E MODERADO (entre eles, Autistas), SÍNDROME DE DOWN, IMUNOSSUPRIMIDOS, TRANSPLANTADOS, E EM HEMODIÁLISE
(idade igual ou superior a 18 anos)

Todos os indivíduos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.

POLICIAL FEDERAL, POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL, POLICIAL MILITAR E CIVIL; BOMBEIRO, AGENTES DE SALVAMENTO, TRÂNSITO E PENITENCIÁRIOS; FISCAL DE MEDIDA RESTRITIVA, GUARDA CIVIL MUNICIPAL, FORÇAS ARMADAS, TRABALHADOR DO SISTEMA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AGENTE SOCIOEDUCATIVO

Todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador, nome cadastrado no site da SMS e idade igual ou superior a 18 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem apresentar também cópia impressa do laudo ou relatório médico ou caderneta da gestante.

Puérperas: devem apresentar também cópia impressa da Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

OBSERVAÇÃO:

MESMO CADASTRADAS AUTOMATICAMENTE NO SISTEMA, AS BENEFICIADAS DEVEM CONSULTAR PREVIAMENTE SEUS MÉDICOS PARA AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES SOBRE A VACINA.

ESTÁ SUSPENSA A VACINAÇÃO PARA GESTANTES E PUÉPERAS COM O IMUNIZANTE OXFORD/ ASTRAZENECA.

VACINA EXPRESS

Idoso, pessoa com deficiência, portadores de comorbidades, paciente oncológico, pessoa com doença falciforme, em hemodiálise, transplantado, imunossuprimidos, pessoa com transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas) e pessoa com síndrome de down que integram o público elegível para a vacinação contra a COVID-19 em Salvador podem fazer o agendamento da imunização domiciliar através do Vacina Express.

O serviço é oferecido, preferencialmente, para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção.

As pessoas que já foram imunizadas em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital já que o retorno da equipe de saúde é feito automaticamente, de acordo com a data de reforço programada no sistema.

O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br

LEIA MAIS: Grupo empresarial do setor de medicamentos é alvo de operação policial por sonegação de quase R$ 40 milhões em impostos na Bahia

 Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Notícias Relacionadas

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

“O uso do verbo enxergar aqui é meramente simbólico. A ideia é saber qual a sua capacidade e vontade de sentir o que está por trás da cena, por trás do discurso.

Quando um filho ‘chora sem motivo’, finge adoecer, faz o que costumam chamar de ‘birra’, tem manifestações violentas ou muito passivas ou reclama de maneira desproporcional, sempre, por trás de toda cena, de todo discurso, existe um algo a mais”.

Vem saber mais com o advogado e consultor parental Otávio Leal (@paivemca ) em #ColunistasOn - aratuon.com.br/colunistasonA CAIXA Cultural Salvador inaugura, na próxima quarta-feira (17/8), a exposição "O Universo da Mobgrafia", a primeira mostra do gênero na Bahia, assinada pelo fotógrafo baiano Roberto Faria, que explora a arte de fotografar utilizando aparelhos móveis.

As imagens que compõem a exposição foram produzias entre 2019 e 2022, e são recortes do cotidiano do fotógrafo, com um olhar focado numa linguagem clara e simples.

Na mostra, dentre outras, estarão expostas a “Fotografia do Cartaz”, imagem com a Baiana da Irmandade da Boa Morte. Essa obra foi vencedora da categoria Street, no Festival Nacional de Mobgrafia, e aceita na XXII Bienal de Arte Fotográfica em Cor, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia.

Para o fotógrafo, a inauguração da exposição "é uma emoção muito grande, principalmente por ser uma exposição individual, num dos templos da cultura e arte em Salvador".

Exposição "O Universo da Mobgrafia"
Onde: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Quando: 17 de agosto a 20 de novembro (de terça a domingo), das 9h às 18h
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

#AratuOn #FotografiaUm garotinho foi flagrado "dando um show", enquanto dançava ao lado do vocalista da banda Parangolé, Tony Salles. As imagens foram registradas pela produção do cantor, enquanto realizava um show na noite de sábado (13/8), no município de Itapebi, a 600 km de Salvador. 

Nas imagens, o pequeno, identificado como Jorge Lucas, é visto fazendo diversos movimentos do "pagodão baiano". Orientado por Tony, os dois divertem a plateia com seus movimentos, e o menino concentra diversos elogios. Conhecido na cidade, o perfil de Jorge no Instagram já acumula 14 mil seguidores, e milhares de curtidas. 

No "currículo", do pequeno dançarino, ele já dividiu o palco com grandes bandas da Bahia, como La Furia, Papazzoni e, agora ,o Parangolé. Com os vídeos iniciados em março de 2021, o perfil, que é administrado pelos pais do jovem, chama atenção pela facilidade com que ele executa os movimentos, e a velocidade do requebrado do garoto. 

#AratuOn #TonySallesApós sucessivas quedas, o ex-presidente Lula (PT) voltou a crescer e aumentou a diferença para Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa BTG/Pactual divulgada nesta segunda-feira (15/8), o petista está com 45%, enquanto Bolsonaro marca os 34% das intenções de voto no primeiro turno. Agora, são 11 pontos de diferença.

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. A candidata do MDB, Simone Tebet, vem na sequência, com 2% -- mesma margem de quem não soube responder.

Todos os demais candidatos não conseguiram expressão de votos, ficando em 0%. Os que optam por nenhum dos candidatos são 5% dos entrevistados, enquanto brancos ou nulos marcam o 1% na pesquisa estimulada -- quando o entrevistado recebe uma lista e aponta em qual dos candidatos tem a intenção de votar.

A diferença entre os dois principais candidatos aumentou, em uma elevação de votos para Lula. Último acompanhamento da BTG Pactual, divulgado em 8 de agosto, mostrou que o petista marcava 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, se manteve nos 34% - à época, uma diferença de 9 pontos percentuais.

Segundo o monitoramento, Lula continua liderança do eleitorado feminino (49%) e jovem (48% entre os que têm de 16 a 24 anos). Bolsonaro marca os 28% e 24% nos dois grupos, respectivamente. E lidera entre os evangélicos: 49% do grupo, enquanto Lula registra 30% dos votos.

Em um eventual segundo turno, Lula teria 53% dos votos e Bolsonaro 38%. 4% dos entrevistados responderam não votar nos dois candidatos e outros 4% disseram que anulariam os votos. 2% não souberam responder.

A pesquisa também questionou a certeza dos eleitores sobre os nomes citados. A maioria (75%) afirmou que a decisão está tomada e não vai mais mudar. Enquanto 22% dos entrevistados citou a possibilidade em mudança de voto.

#AratuOn #Bolsonaro #Lula"Vamos conversar um pouquinho hoje sobre escolhas de carreira? Para mim, foi um tanto complicado ser/responder à tal pergunta: o que você vai ser quando crescer?'

A minha resposta era imediata: professora! Meu pai gostaria que eu fosse engenheira. Minha mãe me imaginava médica. Preciso ser justa com ambos, afinal, nenhum dos dois me obrigou a fazer nada, porém, meu pai era taxativo. Eu não iria ser professora, ia morrer de fome, dizia que isso já acontecia com minha mãe e que eu iria fazer outra coisa. E aí me vi escolhendo Ciências Contábeis. 

[...] E lá estava eu, apaixonada por gente, sem nenhuma vocação nem paciência para ser contadora..."

Quer saber o final dessa história? Confira o artigo de Fabíola Matos, na íntegra, em aratuon.com.br/colunistason

#AratuOn #ColunistasOnFaltam 50 dias para as Eleições 2022, e a Justiça Eleitoral já começou a reforçar para o eleitor, principalmente para os que votam pela primeira vez, os procedimentos e também o que o eleitor pode ou não fazer no dia da votação.

Antes de tudo, o eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral, isto é, onde fica a urna em que deverá votar. O endereço pode ser consultado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seguida, antes de se dirigir ao local, o eleitor deve ter certeza de que leva consigo o título de eleitor – na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel – e um documento oficial com foto – RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou, inclusive, carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), entre outros.

No dia da votação, o eleitor ou eleitora pode manifestar sua convicção política e ideológica, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa. Isso quer dizer que está liberado ir votar com broche, bandeira, adesivo ou camiseta do seu candidato ou partido. Não é permitido, contudo, a aglomeração de pessoas uniformizadas nem portando algum identificador de candidato ou partido.

Também é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, alerta a Justiça Eleitoral. Tais atitudes podem configurar o crime de boca de urna, prática proibida pela legislação eleitoral e cuja pena pode ser de seis meses a um ano de detenção.

Outro alerta feito pela Justiça Eleitoral é para que a eleitora ou eleitor não leve celular nem câmera para a cabine de votação. Tirar fotos da urna e de votos não é permitido, pois é visto como uma maneira de quebrar o sigilo do voto, um dos princípios fundamentais do processo eleitoral.

Neste ano, há urnas que possuem legenda em libras, para auxiliar o voto de quem possui deficiência auditiva.

#AratuOn #EleiçõesRebeca Andrade e Caio Souza foram os grandes nomes do Campeonato Brasileiro de ginástica artística, que foi disputado neste final de semana em Lauro de Freitas (Bahia). A atleta do Flamengo foi a líder na soma dos dois dias do individual geral, 56.734 pontos na quinta-feira (11) e 58.100 no sábado (13) para um total de 114.834 pontos. Além disso, ela foi a melhor nas barras assimétricas, com 29.597 (14.600 + 14.967), e na trave, com 28.300 (13.867 + 14.433). Rebeca ganhou também a medalha de prata no solo com 27.800 (13.800 + 14.000).

Na disputa por equipes entre as mulheres, o Flamengo (com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Luísa Maia, Helen Carvalho e Larissa Oliveira) somou 331.500 nos dois dias de disputa e levou o ouro. A prata foi para o Cegin do Paraná, que somou 308.699 pontos, e o bronze para o Pinheiros de São Paulo, com 305.434.

#AratuOnUm filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto na manhã deste domingo (14/8) na praia da Ipitanga, em Lauro de Freitas, na  região metropolitana de Salvador.

De acordo com informações do G1, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) enviou uma equipe para remover o mamífero do local.

O Projeto Jubarte foi acionado pela Limpurb para retirar uma amostra do animal para realizar pesquisas. Sob a orientação do Projeto, o órgão de limpeza deve levar a baleia para um aterro.

O mamífero foi retirado da praia com um caminhão guindaste no final da manhã.

#AratuOnNa noite de sábado (13/8), as cantoras Maiara & Maraisa se apresentaram no Festival Na Praia, em um show feito para homenagear a cantora Marília Mendonça. Ela estava confirmada como a atração principal da noite ao lado das amigas, antes de sofrer o acidente fatal do dia 5 de novembro de 2021.

Para a Coluna Leo Dias, Maraisa desabafou: "Seria o dia da Marília e nós iríamos fazer parte do dia dela. De última hora marcamos esse show, mudamos a nossa agenda. Viemos aqui porque era um dia que a gente tinha que estar, ela queria muito".

A cantora ainda revelou que ela e a irmã conseguem sentir a presença da amiga quando estão no palco. "Na hora que a gente cantou ali Festa das Patroas, a gente sentiu uma conexão diferente, e é sempre assim". Maraisa também comentou que, quando gravou a música "Perfeito Pra Ficar Sozinho", com Murilo Huff, sentiu que Marília estava ali.

"É incrível que até o jeito que ele abraçava a gente ali no palco eram os mesmos trejeitos dela. Todo mundo saiu do palco sabendo que ali rolou uma coisa muito diferente. Foi forte, eu falei ‘caramba, você está aqui’. São umas conexões muito fortes para ser só dessa vida".

#AratuOn
Ver Mais