AO VIVO Últimas Notícias
17/06/2021 12h00 | Atualizado em 17/06/2021 12h23

Alcântara, no Maranhão, é a primeira cidade brasileira 100% vacinada contra a Covid-19, diz governador Flávio Dino

Dino vai editar um decreto que cria a premiação em dinheiro para quem concluir o processo de imunização.

Alcântara, no Maranhão, é a primeira cidade brasileira 100% vacinada contra a Covid-19, diz governador Flávio Dino Foto: arquivo pessoal/Twitter @FlavioDino
Da Redação

A cidade Alcântara, no Maranhão, tornou-se, nesta quarta-feira (16/6), a primeira localidade brasileira com 100% da população adulta vacinada contra Covid-19, segundo informações do governo estadual. O feito foi celebrado com um evento na própria cidade, que fica a cerca de 30 quilômetros da capital São Luís.

Segundo o governador Flávio Dino (PCdoB), os esforços continuam para que a vacina chegue em todas as regiões do Estado com os Arraiais da Vacinação e o trabalho conjunto com os municípios. Nas redes sociais, o governador parabenizou as equipes de saúde pela conquista da Cidade. “Que muitas outras venham. Parabéns às equipes estaduais e municipais”.

Para dar apoio à vacinação, a Secretaria de Saúde enviou equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão, formadas por enfermeiros, aplicadores e digitadores que junto com os profissionais municipais, para agilizarem o processo. Além disso, o governo decidiu ainda direcionar mais vacinas ao município, e agentes de saúde foram enviados às 162 comunidades que são quilombolas – grupo inserido como prioritário do Programa Nacional de Imunização.

Para motivar que a população maranhense, de outras cidades, procure os postos de vacinação para a segunda dose do medicamento contra a Covid-19, Dino vai editar um decreto que cria a premiação em dinheiro para quem concluir o processo de imunização.

O governador alega que a medida foi tomada devido a baixa adesão à segunda dose da vacina, que até o momento, já foi aplicada em apenas 7,96% da população do estado. A premiação será feita por um sorteio, com valores que podem chegar até R$ 10 mil.

Após tomar a segunda dose, o cidadão vai receber um número que será cadastrado no sistema do Ministério da Saúde e servirá como controle da premiação. Os primeiros sorteios devem acontecer a partir da próxima semana.

"Eu estou editando um decreto criando uma espécie de premiação para a segunda dose, uma espécie de lembrete, uma animação. E ao mesmo tempo, você socialmente fazer uma corrente positiva a favor da vacina, tendo vista estas mensagens contraditórias, que o presidente da República sobretudo reitera, veja que até hoje ele não se vacinou. E tudo isso parece ser necessário", explicou.

LEIA MAIS: Vilas-Boas propõe revisão dos critérios de distribuição da vacina contra a Covid-19 no estado da Bahia; saiba mais

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação