O pai de sucesso na confeitaria
Foto: reprodução/Instagram (@confeitariathiagosa)
Quem imaginaria que um pai administrador, com uma filha de seis anos (Ana Luísa) e um filho de meses (Luca), à época, arriscaria sua rotina estável para realizar um sonho que pudesse adoçar e transformar os seus dias e de toda sua família?
A história do chef pâtissier Thiago Sá foi construída cheia de sacrifícios, mas com perseverança e dedicação. Tudo começou quando fez cursos de gastronomia em Salvador e São Paulo e, advindo desses cursos, um estágio na Espanha - uma oportunidade que ascendeu em seu coração a possibilidade de retornar ao Brasil e se tornar um professor. Porém, antes de voltar do país europeu, dividindo seus desejos futuros com a esposa, ela frisa que o marido, com toda bagagem e expertise adquiridas, deveria abrir seu próprio estabelecimento. Assim nasceu a confeitaria Thiago Sá.
Foto: reprodução/Instagram
O sonho e a coragem foram estimulados em família. Afinal, toda sua dedicação nesse processo de formação profissional contou com o apoio de seus filhos e esposa. Thiago se absteve de muitos momentos da paternidade para construir um legado, disseminar em sua cidade o verdadeiro conceito da confeitaria francesa, respeitando os moldes culturais e peculiares de onde vivia.
Então, em 2018, o chef confeiteiro chega ao mercado de Salvador e inaugura sua confeitaria na Rua Amapá, no Bairro da Pituba, desafiado a promover na cidade as características dos novos doces e desmitificar o doce "muito doce", além de gerar oportunidade para experiencias gastronômicas impossíveis da confeitaria francesa e conceituar toda sua empresa - influenciando assim o mercado soteropolitano.
Fotos: reprodução/Instagram
A Confeitaria Thiago Sá leva seu nome e transcreve todo seu coração e personalidade. O chef conta que gosta de ser reconhecido como confeiteiro e não como empresário, pois deseja que o cliente consiga enxergar as coisas "sendo feitas com amor". Um exemplo disso é a cozinha da sua confeitaria, que foi projetada de forma que o cliente visualize o que está sendo desenvolvido ali e perceba sua presença constante em toda produção na preparação dos famosos macarrons e entremets (doces).
O legado vem sendo construído e, mesmo com adversidades, é notório ver no chef a emoção ao falar de sua trajetória e de como o projeto de sua confeitaria saiu do papel e se tornou realidade.
Questionado sobre os obstáculos, afirma que tudo só foi possível com a perseverança de "não de abdicar dos seus desejos, sendo persistente nos seus anseios". Ele ainda afirma que os sacrifícios familiares continuam, porém de "uma forma mais leve e doce", e isso tem sido motivo de orgulho para seus filhos, pois os mesmos conseguem se alegrar com a realização pessoal do pai chef pâtissier de sucesso.
Foto: reprodução/Instagram
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.