É possível empreender no mercado de negócios de alimentos e bebidas de forma segura?
Foto: arquivo/Priscila Santos
O mercado de negócios na área de alimentos e bebidas tem crescido. No entanto, 'apenas' criar um restaurante, cafeteria - ou até um delivery - vai muito além de preparar e servir refeições. A começar da legislação específica que envolve esse segmento, também é muito importante que os empresários considerem o nível de qualidade de seu estabelecimento. E quem determina esse padrão de qualidade, que torna o restaurante bom ou não, são os consultores em alimentos.
A consultoria de alimentos é uma atividade feita por um profissional técnico que presta serviços para empresas de alimentação de forma personalizada, com o objetivo de auxiliar no aumento da vigilância dos processos de empresas e solucionar problemas. A atuação do consultor é ser responsável por cuidar, analisar, controlar e fiscalizar o processo de criação de itens alimentícios, tornando-os adequados aos padrões mínimos de qualidade e segurança, que são definidos por agências reguladoras de saúde e vigilância sanitária.
Então, para contar um pouco desse cumprimento de normas, a empresária, nutricionista e gastrônoma Juliana Barbosa (@julianabarbosa.consultoria) nos conta como surgiu sua empresa de consultoria de alimentos, cujo propósito é ajudar a os tornar sonhos de negócios de muitos empreendedores em uma realidade segura.
Juliana nos conta que todo seu desejo na faculdade de nutrição sempre foi de na área de produção de alimentos. Após se formar, em 2007, surgiu uma oportunidade de cursar gastronomia internacional, em São Paulo, quando aumentou sua paixão pela área de segurança alimentar e começou o sonho de abrir a própria empresa. Foi assim que a Juliana Barbosa Consultoria surgiu. Ela aprofundou os conhecimentos em engenharia de alimentos e começou a atuar na capital paulista. Depois, retornou à cidade natal, Salvador, tornando-se uma das pioneiras na área de consultoria de alimentos.
Hoje, a Juliana Barbosa Consultoria em Alimentos atua na Bahia há mais de sete anos e tem grandes nomes em sua bagagem, como o Restaurante Di Liana (@restaurantediliana), Alimentos da Vila (@alimentosdavila), Tortarelli (@tortarelli), Otta Sushi (@ottasuhsi), sendo responsável por cuidar, analisar, controlar e fiscalizar o processo de criação de itens alimentícios, tornando-os adequados aos padrões mínimos de qualidade e segurança, padrões que são definidos por agências reguladoras de saúde e vigilância sanitária.
Para essa atuação, a empresa consta com apoio de sua equipe composta por grandes profissionais sendo eles duas nutricionistas Raísa Martins e Fani Feitosa, uma arquiteta, uma confeiteira e um padeiro, e assim conseguem ajudar a validação de processos. Juliana ainda enfatiza que seu trabalho e de toda sua equipe tem uma enorme responsabilidade, pois a inspeção do setor de qualidade é fundamental na determinação de possíveis problemas que o setor de produção possa estar apresentando. Quando são contratados, têm a ciência de que vão gerenciar processos produtivos, identificar falhas recorrentes, que possam interferir, diretamente, não apenas na qualidade, como também na quantidade produzida e no desperdício de insumos. Também podem mostrar que é possível encontrar novas oportunidades, onde novos produtos possam ser criados, a partir do excedente de produção e, até mesmo, melhorias nos itens que já são produzidos, o que acarreta em mais lucratividade e mais mercado consumidor. Dessa forma, melhoram o cotidiano da empresa e constroem uma relação de confiança com seu cliente.
Seu desejo, hoje, é ser referência para futuros nutricionistas no que tange a possibilidades de atuação na aérea de serviço de alimentação, bem como promover a importância e necessidade da contração dos serviços da consultoria de alimentação.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.