Família

Dia das Mães: a gente precisa bater palmas para quem nos ensina o que é maternar

Otávio Leal
Colunista On: Otávio LealPai de Maria Flor e Amora, advogado, consultor parental e psicanalista em formação
Dia das Mães: a gente precisa bater palmas para quem nos ensina o que é maternar
Foto: ilustrativa/Pexels

 

Dia das Mães chegando e, como sempre acontece nestas datas comemorativas, eu me pergunto: afinal, o que temos a comemorar? 

As mães realmente padecem no paraíso? Até quando a gente vai romantizar a função materna? Até quando vamos nos negar a fazer parte de uma rede de apoio pra, junto com essas mães, poder cuidar das nossas crianças? Até quando vamos aceitar que essas mães sejam demitidas - ou sequer contratadas - justamente porque são mães?

Até quando vamos exigir que elas carreguem a barriga, o peso, a culpa e a dor sozinhas?

Lógico que a gente sabe que existem mães e "mães" (assim como existem pais e "pais"). Mas, diante de todo esse cenário, a gente precisa bater palmas para aquelas mães que entenderam que podem ser fortes e amáveis, ao mesmo tempo; que podem trabalhar sem tanta culpa; que podem sonhar e cuidar de si mesmas sem desamparar os filhos... Enfim. A gente precisa bater palmas pra essas mães que nos ensinam, todos os dias, o que verdadeiramente é maternar. 

Um feliz Dia das Mães para todas as pessoas que cumprem muito bem essa função do maternar, e um feliz Dia das Mães especial para a minha mãe, Josione, e para minha esposa, Lorena, que vai ser mãe pela primeira vez da nossa pequena Amora. Um feliz Dia das Mães e um abraço para todos vocês.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Otávio Leal

Otávio Leal

Otávio Leal, do blog "Pai, vem cá", é pai de Maria Flor e Amora, advogado, consultor parental, psicanalista em formação e autor do livro "Papai foi pra roça, Mamãe foi trabalhar. E agora?".

O projeto “Pai, Vem Cá!” se tornou parceiro da Defensoria Pública da Bahia e da Revista Pais & Filhos, tendo participado de iniciativas sociais importantes, a exemplo da campanha Poder do Colo, da Novalgina.

Instagram: @paivemca
 

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.