LGBTQIA+

O 'B' não é de Beyoncé. Vamos conversar sobre gênero e sexualidade?

Onã Rudá
Colunista On: Onã RudáAtivista antirracista e LGBTQIAP+, é fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia
O 'B' não é de Beyoncé. Vamos conversar sobre gênero e sexualidade?

 

A primeira coisa que quero trazer para vocês são os conceitos básicos de como a gente pode tratar e dialogar com a comunidade LGBTQIAP+ no nosso cotidiano, porque é importante que a gente perceba que qualquer 'expressãozinha' fora do lugar pode ferir a humanidade de alguém. E eu tenho certeza que quem é de boa fé e tem bom coração não quer fazer isso.

Primeiro, a gente tem que separar o que é órgão biológico (que é o que você nasce); sexualidade (o que você sente de prazer e afeto); e gênero (o que você é no seu dia a dia, a sua expressão).

A sexualidade tem algumas variáveis. A pessoa pode ser hétero, gay, bissexual, pansexual, entre outras.

Quando a gente fala de sexo biológico, é possível nascer com um, com outro, ou até mesmo com os dois. Além disso, é importante levar em consideração que, para além do sexo biológico, existe o sistema reprodutivo que nem sempre corresponde ao sexo biológico, e também a ordem cromossômica. Esses são fatores interessantes que a gente vai poder ver quando o assunnto for intersexualidade, um outro ponto muito bacana.

Por fim, o gênero é a sua expressão social, masculina ou feminina. Esse ponto também é importante para que a gente desnude a ideia de que gênero é uma ideologia - algo que a gente ouve muito falar por aí, de quem pensa que é para "doutrinar" as pessoas, quando, na verdade, o conceito de gênero diz muito sobre as vivências dos mais variados corpos. Se você disser que uma mulher é mulher por simplesmente ter uma vagina, você está deixando de levar em consideração que ela pode ser branca, negra, trans... e cada corpo desse tem uma vivência diferente. Gênero diz respeito à essa construção.

Tudo isso é fundamental para percebermos o seguinte: cada pessoa tem seu tempo para entender como vai se sentir no mundo.

A 'conversa' completa você confere no vídeo acima. Nos vemos em breve!

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Onã Rudá

Onã Rudá

Onã Rudá é nordestino, filho de Odé, ativista antirracista e LGBTQIAP+. Ele também é midiativista e fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia.

Instagram: @onaruda2

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.