Agro

Nelore de Excelência: Agropecuária promove dia de campo e dá show de pecuária de ciclo curto na Bahia

Colunista On: Daniela CotrimZootecnista, consultora de abate e especialista em comportamento e bem-estar de bovinos
Nelore de Excelência: Agropecuária promove dia de campo e dá show de pecuária de ciclo curto na Bahia

A Agropecuária Pontal, localizada no município de Gongogi (BA), promoveu no último dia 22 de abril o “Dia de Campo Agropecuária Pontal: 18 anos do Nelore de excelência”. O evento teve como objetivo principal apresentar os principais resultados zootécnicos do rebanho e, assim, reafirmar sua posição como uma das mais conceituadas do País.


Para abrir o palco do dia de campo com apresentação de resultados e perspectivas futuras tivemos o Médico Veterinário e diretor da Agropecuária Pontal, Eduardo Amaral, que implantou uma pecuária de resultados, eficiente, sustentável e de ciclo curto, sendo apontado como referência quando o assunto é gestão rural. Eduardo assumiu a gestão da empresa, há 14 anos, disposto a enfrentar os desafios que o setor apresenta: altos custos produtivos, baixa eficiência, índices zootécnicos insatisfatórios, áreas de pastagem subutilizadas e a falta de mão obra devidamente treinada e alinhada com os seus objetivos.


Trazendo no peito uma paixão pelo agro que vem desde a sua infância, aliada com perseverança, experiência de vida, conhecimentos técnicos e uma mente aberta para as novas tecnologias e metodologias que o mercado tem para oferecer, Eduardo, juntamente com sua equipe - que hoje conta com 131 colaboradores -, elevou a Agropecuária Pontal ao nível de referência quando o assunto é pecuária lucrativa e sustentável a pasto.


“A Agropecuária Pontal trabalha em busca da excelência, pecuária de ciclo curto, produzindo mais, em menos tempo e em menor área. Buscando uma harmonia de uma pecuária moderna de alta produtividade com o meio ambiente. O dia de campo veio em comemoração aos 18 anos do projeto e um momento para apresentar nosso projeto e resultados, podendo contribuir com a pecuária nacional através de informação e genética de um nelore de excelência e de alta produção.” – Afirma Eduardo Amaral.


Outro grande nome que subiu ao palco foi do Zootecnista Juliano Resende, especialista em Nutrição de Bovinos de Corte. O consultor, renomado e muito requisitado na área, apresentou a importância e os principais resultados da suplementação concentrada na recria e engorda a pasto da Agropecuária. O intitulado ‘Programa Pontal’, por exemplo, demonstra o diferencial da suplementação durante a terminação, trabalhando com dietas de alta densidade energética e baixos teores de proteína, buscando ganho de tecido adiposo e rendimento de carcaça. Em sua apresentação, ressaltou também a importância da pesagem periódica do gado na propriedade para que se tenha uma pecuária eficiente e de precisão, afinal, como ressaltou o nutricionista ‘não se pode gerir o que não se mede’.


Em sequência, a palavra foi passada ao professor Adilson Aguiar, referência nacional quando se trata de manejo de pastagens. O Zootecnista apresentou o que vem sendo feito nos projetos pecuários mais rentáveis, apresentado resultados da própria Pontal. Além de evidenciar os custos produtivos (R$/@) em fazendas de recria, engorda e ciclo completo, Adilson destacou, a partir da sua vasta experiência, as nove etapas para uma gestão econômica eficiente em propriedades rurais partindo sempre da premissa: “Comecem sempre pelo básico bem-feito.”, afirmou.


Para fechar a manhã de palestras, subiram ao palco Robson Carreira e Lucas Sales, representando o programa de melhoramento para bovinos de corte (PAINT) da CRV Lagoa, que vieram reforçar a maestria genética que a Pontal vem apresentando como marco para a raça Nelore no Brasil. Selecionando animais não só por características de carcaça, eficiência produtiva e reprodutiva, os animais da Pontal também se destacam pela docilidade e facilidade de manejo, além do claro destaque em conformação para rendimento de carcaça.


Estavam à disposição também para os participantes exemplares de machos e fêmeas para compra nos piquetes de exposição. Os animais dispostos no local apresentaram evidente superioridade genética, padrão racial, capacidade de
hereditariedade e conformação exemplares para os amantes de uma pecuária eficiente, rentável e sustentável, arrancando elogios dos presentes no evento.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Daniela Cotrim

Daniela Cotrim

Zootecnista formada pela UFBA, consultora técnica de Abate (PadronizaBR), Mestre em Ciência Animal (UFRB), Especialista em Gestão do Agronegócio (USP/Esalq) e Comportamento e em Bem-Estar Animal (PUC). Também é doutoranda em Zootecnia (UFBA) com passagem pela University of Calgary (Canadá) e é autora do livro "Pecuária - A verdade por trás das histórias que lhe contaram”.

Instagram: @danielaccotrim

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.