Rota gastronômica e oficinas dão sabor especial à Flipelô
Foto: Luisa Calmon
Hora de dar aquela conferida no calendário pós-feriadão e direcionar a programação para as bandas do Pelourinho. De 17 a 21 de novembro vai rolar a Rota Gastronômica Amados Sabores, com 28 bares e restaurantes do Centro Histórico oferecendo menus especiais inspirados no livro “A Cozinha Sertaneja da Bahia”, do pesquisador Guilherme Radel (1930-2019). Não conhece? Qualquer dia volto aqui para falar só dele. Mas sigamos.
Vai ter de um tudo, com preços que variam entre R$ 23,90 e R$ 69,90. Assim, por alto, eu já fiquei de olho Axêgo (arroz de hauçá), CGC Café Gourmet (carne de fumeiro com purê de queijo coalho, arroz e farofa d’água com chouriço de Maragogipe), Malembe (ensopado de carneiro com farofa de cuscuz e molho de biribiri) e Pysko (lombo assado ao molho de caju e mil folhas de batata doce), só para citar alguns.
Essa farra gastronômica integra a programação da Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho), projeto realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado que movimenta a agenda cultural da cidade alternando atividade presenciais e transmissões ao vivo, sempre em torno do homenageado desta edição, o escritor alagoano Graciliano Ramos.
Além de visitar os restaurantes para experimentar os pratos, o público poderá participar de oficinas de culinárias com chefs e cozinheiros convidados, que ocupam a cozinha da Casa do Benin para compartilhar receitas afro-sertanejas.
Entre as atividades remotas, o destaque fica por conta da oficina “Vidas Secas: Comidas de sustança”, que busca inspiração na obra-prima de Graciliano para trocar ideias sobre pratos como rabada, sarapatel, efó e farofa d’água. Anote para não perder: dia 18, das 14h às 16h; e dia 19, das 9h às 11h, via plataforma Teams.
Vale conferir a programação completa: flipelo.com.br/
QUENTINHAS
Donas da p*##@ toda!
Estão abertas as inscrições para o Festival Donas do Sabor, que vai mapear empreendimentos gastronômicos comandados por mulheres na capital baiana. A iniciativa é uma parceria do movimento Women on Food com o Visit Salvador da Bahia e tem a chancela da Abrasel e do Shopping Barra. Entre as embaixadoras da ação estão Andréa Nascimento (Solar), Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora), Angeluci Figueiredo (Preta), Leila Carreiro (Dona Mariquita) e Tereza Paim (Casa de Tereza). A lista completa dessas manas e todas as instruções para inscrição estão aqui: www.salvadordabahia.com.
Novidade na orla de Salvador
Tem casa com cheirinho de nova em Pituaçu, hein? Capitaneado pela empresária Tamires Araújo, o 705 Restaurante e Bar (@705restauranteebar) aposta em uma cozinha contemporânea e autoral, que leva a assinatura do chef Raony Menezes. Já soube que o conceito tem dedo de chef Fabrício Lemos, consultoria de Gustavo Candotta e carta de bebidas de Isadora Fornari, colunista da Revista Prazeres da Mesa. Um time desses é promessa de sucesso, né? O local funciona todos os dias, para almoço e jantar. Bora anotar o endereço? Rua Manoel Antônio Galvão, 32, Pituaçu.
Novas cervejas especiais para a lista
A família da Mindubier, cervejaria baiana nacionalmente premiada, acaba de ganhar duas novas integrantes no estilo New England IPA. A Straction tem como protagonista o lúpulo Strata e combina sabores frutados e cítricos, com notas de maracujá e morango, com teor alcoólico de 6,9%. Já na Distraction o teor alcoólico é um pouco mais elevado (7,7%) e o destaque é o lúpulo Citra, que ajuda a entregar um sabor de frutas como pêssego e maracujá, com notas cítricas no retrogosto. As irmãs já estão disponíveis em www.mindubier.com.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.