Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Com anúncio de novidades, novos membros do Conselho dos Direitos LGBT+ tomam posse em Salvador

A cerimônia foi realizada no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, no Espaço Cultural da Barroquinha, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis.

Por Da redação.

Com anúncio de novidades, novos membros do Conselho dos Direitos LGBT+ tomam posse em SalvadorBetto Jr/Secom-PMS
O ativista Genilson Coutinho foi empossado, na manhã desta sexta-feira (28/6), presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (CMLGBT+) de Salvador para o biênio 2024/2025. A cerimônia foi realizada no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, no Espaço Cultural da Barroquinha, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e da titular da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, além de Walter Junior, presidente da comissão anterior, autoridades, lideranças e ativistas. Pela primeira vez, Coutinho assume como títular na cadeira de liderança independente, ao lado do seu suplente Gésner Braga. O Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIA+, vinculado à Semur, foi instalado em 2021. A unidade visa garantir o funcionamento dos direitos e da representação da comunidade LGBTQIA+, promovendo políticas públicas voltadas para o combate à discriminação e respeito à diversidade de gênero. Para o ativista, este é um marco na história da comunidade LGBTQIAPN+ de Salvador. "Estou honrado em fazer parte deste importante conselho. Juntos vamos criar políticas públicas que visem a valorização da comunidade LGBTQIAPN+, no que tange o acesso à saúde, educação e empregabilidade", afirmou Coutinho. O prefeito Bruno Reis, ao lado de secretários e gestores, aproveitou para anunciar novas ações no segmento. Uma das novidades é a realização de um projeto para retificação de nome do público LGBT+, medida que deve beneficiar sobretudo homens e mulheres trans. A iniciativa será realizada pela Semur em parceria com a organização Quimbanda-Dudu. “Vamos dar o apoio a todos que querem retificar o documento, disponibilizando advogado e custeando toda a despesa do cartório. Já existem 80 pessoas na fila demonstrando interesse em fazer o processo. Portanto, estamos lançando esse novo programa que é mais uma política da Prefeitura que vai ficar a partir de hoje”, explicou o prefeito. Com a posse dos novos membros, o CMLGBT+ abrirá candidaturas para os cargos de presidência, vice-presidência e secretaria executiva da mesa diretora para o biênio 2024-2025. *Com informações da Secom/PMS LEIA MAIS: Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: saiba como mudar o nome e gênero no cartório civil Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.