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ITS nega participação em licitação para operar travessia Salvador-Morro de São Paulo

Empresa é responsável por operação do sistema Ferry-Boat

Por Juana Castro

ITS nega participação em licitação para operar travessia Salvador-Morro de São PauloCréditos da foto: Reprodução/Site www.morrodesaopaulocatamara.com

A Internacional Travessias (ITS), que administra o sistema Ferry-Boat, negou, por meio de nota, a informação de que esteja participando do processo de licitação nº 002/2024, que determinará a empresa responsável pela operação da linha marítima Salvador-Morro de São Paulo. "A empresa atende exclusivamente ao serviço de ferry-boat Salvador/Itaparica", afirmou a organização.


Em fevereiro deste ano, durante entrevista à uma emissora de TV em São Luís, no Maranhão, o presidente da ITS, Luiz Carlos Catanhede, disse que uma embarcação específica da empresa faria a travessia Salvador-Morro de São Paulo e Salvador-Ilha de Itaparica. Isso, contudo, ainda não foi oficialmente divulgado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).


Apesar da fala de Catanhede, a ITS afirmou em nota enviada ao Aratu On que a empresa não fez anúncio oficial  sobre o serviço de transporte marítimo Salvador Morro de São Paulo. "Não poderíamos anunciar isso porque não há decisão que nos autorize fazê-lo. O que a empresa tem feito é se preparar, da melhor forma, para oportunidades de negócios na Bahia, no sistema hidroviário, como é facultado a qualquer empresa de atuação no mercado", disse a ITS na nota.

A licitação estava marcada, inicialmente, para o dia 7 de maio, mas foi adiada para o dia 28 do mesmo mês. Desde então, é alvo de questionamentos de outras empresas participantes no processo licitatório.


Um dos pontos mais contestados do edital é a exigência de que as embarcações da empresa vencedora tenham uma idade máxima de 15 anos, com um prazo de apenas 120 dias para apresentação. O edital especifica: "Considerando a idade máxima de 15 anos para embarcações existentes, apresentar o Plano de Renovação e Modernização da frota, sabendo-se que as embarcações não poderão exceder a vida útil de 20 anos dentro do período da Concessão".



As empresas reclamam que quase nenhuma empresa baiana teria condições de atender à determinação, com exceção à ITS. Também por meio de nota, a Agerba pontuou que a licitação para a linha Salvador-Morro de São Paulo está publicada no edital de licitação nº  002/2024:


"Foi estabelecido que a embarcação a ser utilizada tenha até 15 anos de uso com base em critérios técnicos utilizados pela Agência para garantir a eficiência, segurança e qualidade dos serviços prestados à população, incluindo a renovação e modernização da frota uma vez que o contrato tem previsão de 10 anos".


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