Com estoque crítico, Hemoba reforça campanha por doadores de sangue
Além do uso das unidades móveis, a Hemoba realiza as coletas em suas unidades físicas espalhadas pela Bahia
Apresentando um estoque crítico de sangue, a Fundação Hemoba convida os doadores para suprirem os bancos sanguíneos, especialmente para os tipos A+, A-, B+, O+ e O-. Após o período do Carnaval, houve a diminuição do número de candidatos nos postos de coleta da Fundação, principalmente, em Salvador.
Como uma das estratégias para aumentar a doação, a Fundação tem intensificado o atendimento nas unidades móveis de coleta (hemóveis). Nesta semana, na capital baiana, estarão no Salvador Shopping até o sábado (24/2) e no Shopping Bela Vista até sexta (23), das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. A unidade móvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.
A transfusão de sangue e de plaquetas é utilizada em várias situações, como no tratamento de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias. Passado o Carnaval, com o aumento de doenças como gripes e resfriados, a procura por bolsas de sangue acaba aumentando e a disponibilidade dos doadores diminui.
"É fundamental que aqueles que tiveram sintomas gripais aguardem sete dias após o desaparecimento dos sintomas, antes de realizar a doação. Já pessoas que tiveram dengue só podem doar um mês após a completa recuperação. Quem se vacinou contra a doença só após 30 dias", avalia a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Rivânia Andrade.
UNIDADES FIXAS
As unidades fixas da Hemoba funcionam com o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, pode ser consultado o site da Hemoba.
CRITÉRIOS DE DOAÇÃO
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.
Todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando, assim, o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!