AO VIVO Últimas Notícias
14/06/2024 14h31 | Atualizado em 14/06/2024 14h33

Primeiro trecho do VLT de Salvador pode começar a funcionar em 2025, projeta Jerônimo

Segundo o governador, a prioridade é a construção do trecho que ligará a Cidade Baixa ao Subúrbio e à Ilha de São João

Primeiro trecho do VLT de Salvador pode começar a funcionar em 2025, projeta Jerônimo Foto: CTB
Matheus Caldas

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que a expectativa do governo é que parte do VLT comece a operar em 2025. O petista assinou nesta sexta-feira (14/6) a ordem de serviço para o início das obras do modal.

De acordo com o governador, o intuito é que sejam entregues até 6 km do primeiro trecho do transporte, entre a Calçada e a Ilha de São João. “É nossa expectativa. Está no projeto”, afirmou, em conversa com jornalistas.

Parte prioritária para o início da operação é a instalação dos trens. O governo está em fase final para comprar os vagões do VLT de Cuiabá, projetado para a Copa do Mundo de 2014, mas que nunca começou a funcionar. “Esses trens serão recuperados. Estão em bons estados, mesmo tendo tempo de compra. Eles fazem testes diariamente”, explicou.

PRIORIDADE

Ainda de acordo com o gestor, embora a prioridade inicial seja o trecho que ligará a Cidade Baixa ao Subúrbio e à Ilha de São João, os outros trechos devem ser construídos também paralelamente. “Se tivesse de parar alguma obra das outras duas etapas e priorizar essa da Calçada ao Subúrbio, eu o faria, porque sei da necessidade dessa população em ter mobilidade; mas as obras ocorrerão paralelas assim que os projetos estiverem prontos”, garantiu.

Jerônimo citou a priorização ao primeiro trecho porque a população do Subúrbio está há três anos sem os trens que cobriram parte da mobilidade da região durante 163 anos. Em 2021, o modal foi desativado para construção do primeiro projeto do VLT, que não saiu do papel e teve contrato rescindido no ano passado. No último mês, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) declarou a ilegalidade do contrato anterior, apontando irregularidades na construção.

LEIA MAIS: Jerônimo assegura que R$ 63 milhões do primeiro projeto do VLT ‘não foram desperdiçados’

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).