Salvamar alerta banhistas sobre perigos com caravelas neste final de semana
Previsão é de aumento no número de caravelas, as conhecidas águas-vivas, na faixa litorânea do município
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), alerta os banhistas para os cuidados com o banho de mar neste final de semana na cidade. Isso se dá pelo aumento no número de caravelas, as conhecidas águas-vivas, na faixa litorânea do município.
Neste período, os salva-vidas reforçam a sinalização, com as bandeiras roxas que indicam a presença de área de animais marinhos nas praias, além das bandeiras vermelhas, informando sobre o perigo do banho de mar, conforme determina o modelo nacional da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
A coordenadoria informa que as caravelas se alojam e vivem na interface entre o ar e o mar, porém, elas não possuem nadadeiras, apenas são arrastadas pelos ventos e correntes. Por isso, quando o mar está mais revolto e agitado, as caravelas tendem a se movimentar mais e se aproximar da costa. Confira dicas da Salvamar em casos de acidente com uma caravela:
- Retirar os restos de tentáculos ainda presentes na pele, se houver;
- Lavar o local com água salgada, nunca com água doce;
- Aplicar vinagre no local lesionado (evitar vinagre de álcool);
- Cobrir o local com um pano úmido;
- Ficar em observação, pois sintomas mais graves podem aparecer – neste último caso, é essencial procurar assistência médica.
LEIA MAIS: Operação investiga envolvimento de policiais na execução de oito pessoas em Itatim
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).