AO VIVO Últimas Notícias
16/04/2024 10h50 | Atualizado em 16/04/2024 10h50

Vereador admite baixa arborização em Salvador, mas defende prefeitura: ‘Vem plantando árvores’

André Fraga argumenta que, além da arborização ser feita, o processo precisa ser feito de maneira estruturada

Vereador admite baixa arborização em Salvador, mas defende prefeitura: 'Vem plantando árvores' Foto: Linha de Frente
Matheus Caldas

Ligado ao segmento da proteção ambiental, o vereador André Fraga (PV) admitiu que Salvador “precisa ser muito mais arborizada”. Da base do prefeito Bruno Reis (União), ele, no entanto, defende que a cidade vem avançando no processo de plantação de árvores. O parlamentar é o entrevistado desta terça-feira (16/4) no programa Linha de Frente

“É uma cidade que não foge à regra das cidades brasileiras, tirando poucas cidades que foram planejadas e consegue manter um processo de arborização estruturado. Se plantou muita árvore em Salvador nos últimos anos, mas são plantadas mudas, né? Demoram para crescer”, avalia.

Fraga argumenta que, além da arborização ser feita, o processo precisa ser feito de maneira estruturada. Ele cita exemplos de árvores que comprometem imóveis, rede de esgoto ou o ecossistema de certos locais. “A arborização, quando feita de maneira equivocada, apresenta uma série de problemas e desafios que, muitas vezes, o cidadão comum, leigo, desconhece, e o político mal-intencionado tenta se aproveitar para jogar para a torcida”, justifica.

“As pessoas, muitas vezes, passam na frente de um imóvel onde a prefeitura ou até o mesmo o proprietário está precisando retirar uma árvore e acham um absurdo. Mas desconhecem, por exemplo, a realidade do que acontece”, acrescenta.

O vereador também falou sobre os impactos recorrentes da chuva na capital baiana. Para ele, as mudanças climáticas são decisivas para isto. “A gente tem alertado isso há muito tempo. O movimento ambientalista e os cientistas têm alertado há décadas. Quando a gente altera o clima do planeta em função de atividades humanas, faz com que o clima do planeta comece a ficar descontrolado, desorganizado”, conclui.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!