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13/03/2023 12h22 | Atualizado em 13/03/2023 12h22

Prefeitura de Salvador altera velocidade máxima na Pinto de Aguiar e na Orlando Gomes

Os radares de fiscalização eletrônica não vão registrar, nos próximos 30 dias, os casos de veículos que transitarem nas vias excedendo os 60 km/h

Prefeitura de Salvador altera velocidade máxima na Pinto de Aguiar e na Orlando Gomes Foto: Divulgação/ Transalvador
Da Redação

A partir desta semana, os condutores que transitam pelas avenidas Orlando Gomes e Professor Pinto de Aguiar devem ficar atentos à nova velocidade máxima permitida nas vias: 60 km/h. A readequação da velocidade, que era de 70 km/h em ambos os locais, integra um projeto elaborado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, para reduzir o número de acidentes graves na capital baiana.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13/3) pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, que explicou as novidades.

A mudança, segundo apasta, ocorre após análise do fluxo e um estudo do comportamento do trânsito no decorrer dos anos, que envolve número de acidentes, vitimados nos locais e atropelos, entre outros fatores. Somente em 2022, a Transalvador registrou 11 acidentes na Orlando Gomes, que deixaram 10 pessoas feridas e duas mortas. Na Pinto de Aguiar, o número foi maior. Foram notificados 17 acidentes na via, com 17 pessoas feridas e duas mortas.

Os radares de fiscalização eletrônica não vão registrar, nos próximos 30 dias, os casos de veículos que transitarem nas vias excedendo os 60 km/h, para que os condutores se acostumem com a mudança. Ou seja, a velocidade adotada pelos radares de fiscalização eletrônica continuará sendo 70 km/h neste período de adaptação. A sinalização já está sendo modificada nesta semana alertando sobre a alteração. Letreiros eletrônicos também serão instalados provisoriamente na via para informar sobre a alteração.

“É preciso destacar que a intenção da Transalvador, com essa alteração, não é notificar condutores, mas, sim, preservar vidas, reforçando a segurança viária. Por isso que antes da efetiva fiscalização, adotamos essa fase educativa, com reforço da sinalização, para melhor informar os motoristas e motociclistas”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

Desde 2019, todos os 12 locais que tiveram as velocidades máximas readequadas apresentaram reduções no número de vítimas no trânsito. A Av. Joana Angélica, no centro da cidade, teve a velocidade reajustada em dezembro de 2020 e apresentou uma redução de 71% nas vítimas, passando de 14 para 4 após a mudança. Já a Av. Luís Eduardo Magalhães, que teve a velocidade máxima readequada em janeiro de 2020 para 70 km/h, foi a via que apresentou a maior queda em números absolutos. Nos 24 meses anteriores à alteração, a Transalvador registrou 108 vítimas em decorrência de acidentes na via, contra 59 vítimas nos 24 meses após a redução.

Para o superintendente Decio Martins, as mudanças propostas pelo projeto visam proteger, sobretudo, os mais vulneráveis. “A alteração na velocidade máxima visa readequar o fluxo ao comportamento das vias. São dois trechos com escolas, estabelecimentos comerciais, grande fluxo de pedestres, aliado a isso, percebemos que os condutores trafegam pelo local, em média, com velocidades menores que 60 km/h. Então, fizemos essa adaptação, que é adequada às vias e visando, principalmente, reforçar a segurança viária”, explica o superintendente”, disse.

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