Demanda antiga da comunidade da Polêmica, no bairro de de Brotas, em Salvador, a construção da 162ª Unidade de Saúde da Família (USF) da capital foi autorizada na manhã desta sexta-feira (2/12), pelo prefeito Bruno Reis (UB).
A construção da unidade custará R$2,4 milhões aos cofres municipais e a previsão é de que as obras sejam concluídas em dez meses, aproximadamente.
O chefe do Executivo municipal ainda aproveitou para anunciar mais uma grande intervenção na região, dessa vez nas imediações do BRT, adicionando ao local equipamentos esportivos, boxes comerciais, quadra, áreas de lazer para a comunidade. O investimento será de aproximadamente R$12 milhões, com obras previstas para começar no início de 2023.
ESTRUTURA
A Unidade de Saúde da Família da Polêmica terá capacidade para atender cerca de 700 pessoas por dia, através da atuação das quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal. A estrutura prestará assistência, prioritariamente, à população da região da Polêmica, com aproximadamente 16 mil pessoas a serem cadastradas na Estratégia de Saúde da Família.
Com intuito de garantir o princípio da equidade e integralidade da atenção, serão oferecidos ainda serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, atenção ao pré-natal e imunização. As ações são realizadas nas áreas de Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso, Saúde Bucal.
Além disso, a unidade de saúde disporá de serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, imunização, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS.
LEIA MAIS: "Iuri Sheik" se revolta com fãs nas redes sociais e diz não se arrepender de matar empresário
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!