Embasa suspende abastecimento de água em 25 cidades da Bahia; saiba quais

Abastecimento de água será suspenso na próxima terça-feira para realização de serviços de manutenção

Por Anna Caroline Santiago.

O abastecimento de água será temporariamente interrompido em 25 municípios do interior da Bahia na próxima terça-feira (5), segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A suspensão, que terá início às 5h da manhã, acontece para realização de serviços de manutenção e a instalação de novos equipamentos no sistema de abastecimento.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no final da tarde do mesmo dia. No entanto, a normalização total do serviço ocorre de forma gradativa, podendo levar até 48 horas para ser restabelecida em todas as localidades.

Foto: Divulgação

Municípios que serão afetados:

  • Capim Grosso;
  • Quixabeira;
  • São José do Jacuípe;
  • Várzea da Roça;
  • Mairi;
  • Várzea do Poço;
  • Capela do Alto Alegre;
  • Pintadas;
  • Riachão do Jacuípe;
  • Valente;
  • São Domingos;
  • Nova Fátima;
  • Gavião;
  • Pé de Serra;
  • Ichu;
  • Candeal.

Em outros municípios, a interrupção atingirá apenas localidades específicas:

  • Junco e Novo Paraíso (Jacobina);
  • Gonçalo (Caém);
  • Pereira, Nova Campina, Sisalândia e Barreirinho (Santaluz);
  • Riacho da Onça (Queimadas);
  • Almas, Ipueirinha e São Roque (Conceição do Coite);
  • Peões (Retirolândia);
  • Bonfim de Ipirá e Alto Alegre (Ipirá);
  • São Nicolau e Tomba (Santa Bárbara e Tanquinho).

O abastecimento será retomado de forma gradativa após a conclusão dos serviços, com expectativa de normalização total em até 48 horas. A Embasa informou que imóveis com reservatórios adequados não devem ser afetados pela interrupção.

A recomendação é que os moradores façam o armazenamento prévio de água e adotem o uso racional durante o período de suspensão.

Abastecimento de água é reduzido em sete cidades da Bahia

No início da semana, sete cidades da Bahia também tiveram o abastecimento suspenso. Foram afetadas as cidades de Biritinga, Lamarão, Serrinha, Conceição do Coité e Retirolândia. Já nos municípios de Teofilândia e Barrocas, o fornecimento será mantido, embora possam ocorrer oscilações na vazão durante a realização dos serviços.

Foto: Divulgação

Saneamento básico

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 92,9% da população brasileira usa internet em casa, mas apenas 66,1% têm acesso a saneamento básico.

Aqui na Bahia, o Plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) emitiu recomendação à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) para que, em conjunto com o governador Jerônimo Rodrigues, promova as alterações legislativas necessárias visando assegurar a autonomia adequada da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). 

Inclusive, desde julho de 2025, os baianos passaram a pagar mais caro na conta de água. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou a Embasa a realizar um reajuste tarifário de 4,98%.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.