Shake it off! Show de Taylor Swift causa 'pequeno terremoto' em Portugal
Abalos sísmicos nos shows da loirinha são conhecidos como 'Swift Quakes'
A passagem da cantora Taylor Swift por Portugal foi, literalmente, de tremer o chão. Os dois espetáculos, esgotados no Estádio da Luz, não só atraíram uma multidão ávida para ver a artista norte-americana pela primeira vez em solo português, como também desencadearam um fenômeno peculiar: o impacto da "The Eras Tour" foi tão monumental que desencadeou atividade sísmica durante o segundo e último concerto na capital portuguesa no último sábado (25/5).
O abalo sísmico, avaliado em 0,82 na escala de Richter, coincidiu com um dos maiores sucessos de Taylor Swift - a música "Shake It Off", lançada em 2014 no álbum "1989", que representa uma das várias "Eras" revisitadas ao longo dos concertos de mais de três horas. Em "You Belong With Me", o tremor foi de "magnitude" 0,80, enquanto "Love Story" e "We Are Never Ever Getting Back Together" registraram tremores de 0,72 e 0,61, respectivamente.
Cerca de nove estações sísmicas em vários pontos da cidade de Lisboa registraram o impacto do concerto da estrela norte-americana naquela noite. A estação mais próxima do Estádio da Luz, na Escola Básica Professor Delfim Santos, foi onde a atividade sísmica se manifestou com maior intensidade.
De acordo com Susana Custódio, sismóloga e professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o impacto do concerto foi sentido por toda a cidade. "Os sismos têm uma libertação de energia muito breve no tempo – são eventos muito pontuais, que libertam muita energia num intervalo muito curto de tempo", explicou ao Público. "Aqui estamos a falar de uma libertação de energia ao longo de vários minutos durante uma música. Portanto, as escalas de magnitude não são bem as mesmas", disse ao portal português Sic Notícias.
Esses tremores já são conhecidos nos concertos da cantora e ganharam até um nome: "Swift Quakes". No ano passado, vários sismógrafos registraram atividade sísmica durante os concertos da artista em Seattle, nos Estados Unidos. Os fãs da cantora teriam dançado tanto durante o espetáculo, que foram registradas ondas sísmicas equivalentes a uma magnitude de 2.3 na escala de Richter.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).