Celebridades

Faculdade onde ex-BBB Matteus estudou confirma ingresso por meio do sistema de cotas raciais

Matteus Amaral Vargas, o "Alegrete", ainda não se pronunciou a respeito das acusações e confirmação da universidade

Por Da Redação

Faculdade onde ex-BBB Matteus estudou confirma ingresso por meio do sistema de cotas raciaisCréditos da foto: Reprodução/Instagram @bahmatteus
O Instituto Federal de Farroupilha (IF de Farroupilha), no Rio Grande do Sul, confirmou nesta sexta-feira (14/6) que o ex-participante e finalista do Big Brother Brasil 24 (BBB 24), Matteus Amaral, conhecido na edição como "Alegrete", fraudou o sistema de cotas raciais para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no IF.
As informações do edital do processo seletivo para cursos técnicos de nível médio e superior do IF, publicado em 2014, começaram a circular nas redes sociais nesta semana. Nele, é possível ver que o ex-BBB se declarou como pessoa preta. Confira: 

Ao CNN, o instituto confirmou o ingresso do ex-BBB através das vagas destinadas a pessoas pretas e pardas e completou informando que o curso não é mais ofertado por eles desde 2021 e que Matteus não é mais estudante da universidade.
Em meio à polêmica, o instituto destacou as mudanças na Lei de Cotas desde 2014. "Naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato". Desde então, foram instalados mecanismos de verificação nas universidades.
O instituto também menciona um alerta presente em um trecho do edital de 2014, que trazia o seguinte aviso: "A constatação de qualquer tipo de fraude na realização do processo sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da Lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula".
O ex-BBB ainda não se pronunciou sobre o assunto.
LEIA MAIS: Senador Jaques Wagner (PT) se manifesta contra ‘PL do Aborto’: ‘Na cabeça de quem entra isso?’
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
 
 
 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.