AO VIVO Últimas Notícias
17/04/2024 00h45 | Atualizado em 17/04/2024 00h45

CAMPEÃO! Davi Brito é o 1° soteropolitano a ganhar o Big Brother Brasil

Baiano foi o vencedor da 24° edição do reality show, com a maioria dos votos

CAMPEÃO! Davi Brito é o 1° soteropolitano a ganhar o Big Brother Brasil Foto: Rede Globo
Ananda Costa

Após 100 dias de confinamento, 30 votos de rivais para ser emparedado, oito paredões e cinco provas de resistência, o motorista por aplicativo baiano Davi Brito, de 21 anos,  é o 24° vencedor do Big Brother Brasil (BBB), reality show da TV Globo. O participante foi o favorito do público nesta temporada com 60,52% dos votos e se tornou o primeiro soteropolitano a ganhar o BBB em 23 anos do programa. Outros dois baianos já venceram a competição, mas ambos são do interior do estado.

O resultado foi divulgado na madrugada desta quarta-feira (17/4) durante a exibição do último episódio do programa, que, além de Davi, teve como pódio o fazendeiro e estudante gaúcho Matteus Amaral, que ficou na segunda posição, com 23.50% , e a dançarina amazonense Isabelle Nogueira, que terminou em terceiro lugar, com 14,98%  dos votos.

 

TORCIDA

elisangela Brito

Emocionada, a comentarista Elisângela Brito, que ficou em Salvador para acompanhar a vitória de Davi perto dos fãs, em Cajazeiras, se emocionou com o resultado da votação do programa e agradeceu ao público que torceu junto com ela até aqui. Sem data prevista para encontrar o filho, Elisângela comentou ao Aratu On o desejo para o pós-BBB: “Quero me desprender do jogo, abraçar meu filho e mostrar todo carinho que foi atribuído a ele aqui fora”.

Fã de Davi, a dona de casa Ana Cristina, moradora do bairro de São Marcos, em Salvador, é uma dos oito milhões de seguidores do baiano no Instagram e votou para ele vencer o programa.

Ana torce para Davi desde a entrada dele no programa por meio do “puxadinho”, grupo que disputou a preferência popular para garantir uma vaga no BBB 24. “Ele fez o enredo do programa e mereceu ser campeão desde a primeira semana, pois todo o reality girou em torno dele”, diz a dona de casa.

BAHIA NO TOPO

page 16

Reprodução / Rede Globo

Com o apoio de Elisângela, Ana e toda a torcida do motorista, Davi quebra um jejum de 18 anos sem um baiano ganhar o reality. O primeiro participante da Bahia a vencer o BBB foi o jornalista e professor Jean Wyllys, em 2005. Natural de Alagoinhas, a 116 km de Salvador, ele garantiu R$ 1 milhão no final do programa.

Na edição seguinte, em 2006, outra baiana conquistou o coração do público e trouxe o prêmio para o estado. A ex-babá e agora empresária Mara Viana, de Camacan, no sul da Bahia, ganhou o programa e usou o dinheiro para pagar um tratamento médico da filha. Desde então, nenhum baiano tinha vencido o reality.

REPRESENTATIVIDADE 

davi 1

Reprodução / Rede Globo

Para além de trazer reconhecimento para Salvador e para a Bahia, Davi Brito e Jean Wyllys carregam consigo a representatividade de serem os únicos homens negros a ganharem o reality show.

Em 24 edições, ao todo, somente cinco pessoas pretas venceram o programa. Além de Davi, Jean e Mara, a estudante Gleici Damasceno e a médica Thelma Assis, das edições de 2018 e 2020, respectivamente, levaram o prêmio.

No reality, Davi abordou os desafios de ser um jovem negro em uma sociedade racista, que coloca homens pretos e pobres em posição de inferioridade:

“É difícil chegar em um topo desses aqui. Por mais que falem que o público gosta de você, sabemos que existe racismo. O racismo existe. Ainda hoje, pessoas olham diferente para as pessoas que são pretas, que não têm muitas condições. É complicado”. 

Aluno de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lucas Romeu conta que se sente representado por Davi, tanto por ser baiano quanto por ser um jovem preto. Lucas relata que se sentiu “muito tocado” por vivências e superações comuns entre ele e o vencedor do BBB.

Sobre o potencial dessa representatividade, a jornalista e influenciadora digital Maíra Azevedo escreveu no Instagram: “Ele é o campeão da edição e agora tem a oportunidade de se tornar médico, o seu grande sonho. Que mais jovens parecido com Davi possam realizar seus sonhos”.

Visando essa influência, a Câmara Municipal de Salvador aprovou no último dia 3 a concessão da medalha Zumbi dos Palmares a Davi. A honraria é concedida a pessoas que, de algum modo, se destacam na luta contra o racismo e a favor da cultura afrobrasileira.

LEIA MAIS: Câmara de Salvador aprova medalha de quem luta contra o racismo para Davi do BBB

‘Pessoas olham diferentes para pessoas pretas’, diz Davi, do BBB, ao ser líder pela primeira vez