Baleia-jubarte é avistada em Salvador; vídeo mostra animal na Baía de Todos-os-Santos
Registro de baleia-jubarte em Salvador foi feito próximo ao Forte São Marcelo e marca o início da temporada de reprodução da espécie na capital baiana
Por Taís Rocha.
Uma baleia-jubarte em Salvador foi registrada na manhã desta quarta-feira (10) na Baía de Todos-os-Santos. O vídeo foi gravado pelo instrutor de remo Leandro Ribeiro, na região do Forte São Marcelo, e mostra o animal nadando tranquilamente durante o amanhecer.
Segundo informações divulgadas pelo Projeto Baleia Jubarte, este foi o primeiro registro da temporada de reprodução da espécie na capital baiana em 2026.
Baleia-jubarte em Salvador marca início da temporada de reprodução
As baleias-jubarte são conhecidas por visitar a costa brasileira anualmente entre os meses de junho e novembro. Durante esse período, os animais deixam as águas frias da Antártida e seguem para regiões mais quentes do litoral brasileiro para reprodução e nascimento dos filhotes.

A presença da baleia-jubarte em Salvador reforça o início da temporada de avistamentos da espécie na Bahia, um dos principais destinos desses mamíferos marinhos durante a migração.
Vídeo de baleia-jubarte em Salvador foi compartilhado pela Prefeitura
O registro chamou atenção nas redes sociais e foi compartilhado pela Prefeitura de Salvador. “Aquela visita surpresa que a gente ama. Elas estão chegando”, escreveu a gestão municipal ao divulgar as imagens do animal na Baía de Todos-os-Santos.
Nos próximos meses, a expectativa é que novos registros de baleias-jubarte sejam feitos no litoral baiano, especialmente em áreas próximas à costa e em pontos turísticos da capital.
LEIA MAIS: Bolsa Família em Salvador: atualização de saúde deve ser feita até o fim de junho
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
