Nova diretoria da ABAP-BA é empossada durante almoço em Salvador
Nova diretoria da ABAP-BA é empossada durante almoço em Salvador
A nova diretoria da ABAP-BA (Associação Brasileira de Agências de Publicidade ? Bahia) foi empossada nesta quarta-feira (15), durante um almoço realizado no restaurante Amado, na Avenida Contorno, em Salvador. O novo grupo, que fica à frente da associação até 2017, é composto pelo presidente Moacyr Maciel (Ideia 3), vice-presidente Américo Neto (Viamídia), diretor-administrativo Clóvis Lima (SLA Propaganda), diretora de relação com o mercado Marta Dória (Objectiva Comunicação), diretor de gestão sustentável Marcos Fonseca (Propeg), diretor de comunicação Paulo Germano (Brand Boom) e diretor de eventos Kiko Silva (.K).
A posse da nova diretoria acontece em um momento complicado para o país e apresenta um desafio para a nova formação da ABAP. “Esse é o momento no qual a criatividade faz a diferença. Por isso, as agências são muito importantes nessa fase, na qual os clientes estão procurando mais por menos. Nós precisamos cuidar para que as agências tenham equipes criativas, para que possam aproveitar o momento para se diferenciarem com soluções inovadoras”, avalia Américo Neto, também autor do blog A Hora do Cafezinho, do Aratu Online. O vice-presidente também afirma que as plataformas online estão ganhando cada vez mais espaço. “Nós precisamos de soluções para o online e o off-line, mas não há dúvidas de que a plataforma web está ganhando cada vez mais atenção dos profissionais de mídia. Isso já é pauta das nossas reuniões. A gente tem que acompanhar a tendência dos clientes; as agências se preparam para os veículos”, afirma.
Nei Bandeira, diretor da TV Aratu e Presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário, avalia que a nova diretoria está chegando “com todo o gás”. “A antiga formação ficou por seis anos à frente da ABAP, por este motivo, avalio que a nova equipe chega com uma visão focada na inovação. Posso dizer que a crise não existe, por que ela é estrutural e não conjuntural. Isso quer dizer que o mercado local de comunicação e publicidade apresenta uma fragilidade estrutural traduzida na dependência do varejo de bens e serviços e de verbas públicas do governo do Estado e de prefeituras. Portanto, esse quadro, nem de longe conjuntural, requer medidas também nada conjunturais. Em um país de dimensões e diversidade regional como o Brasil, os investimentos em mídia regionalizada são uma necessidade real. O caminho é enfrentar a carência de anunciantes locais com as verbas de importação, mesmo diante de dificuldades complicadas de se superar para obtê-las. Não é o caso, portanto, nem de choro nem de lenço. Iniciativas como esta vêm sendo adotadas pela TV Aratu há algum tempo e creio que a nova diretoria da ABAP seguirá com este perfil inovador”, afirma.
A ABAP-BA é um braço da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), que congrega entidades de todo o país. Os capítulos, em todo Brasil, são a própria entidade e representam as agências de publicidade associadas. A ABAP baiana chegou para suprir a lacuna que seria da Associação Baiana de Propaganda (ABP), constituída em 1959/1960 e que terminou por ser desativada. Hoje, ela conta com 20 agências associadas.
?A publicidade é vital para a valorização das marcas e desenvolvimento das empresas. Em períodos de retração econômica como o atual, as empresas que mantêm ou ampliam os seus investimentos em publicidade são as primeiras a sair da crise e as que ganham mais mercado nos períodos pós-crise. Além disso, a propaganda cumpre um papel fundamental na viabilização dos meios de comunicação, contribuindo dessa forma para a liberdade de expressão e a democracia?, afirma o novo presidente Moacyr Maciel.