Na TV Aratu, CEDECA promove palestra sobre tratamento de crianças na mídia
Na TV Aratu, CEDECA promove palestra sobre tratamento de crianças na mídia
A equipe de jornalismo da TV Aratu recebeu, na tarde desta terça-feira (31/7), representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (CEDECA/BA) para uma palestra a respeito do tratamento de crianças e adolescente nas mídias. A iniciativa partiu após a repercussão, no mês junho, do caso onde um menino foi impedido por seguranças do Shopping da Bahia, em Salvador, de se alimentar dentro do estabelecimento.
RELEMBRE O CASO: Em Salvador, seguranças de shopping tentam impedir cliente de dar almoço a menor; assista!
A palestra foi dirigida pelo Coordenador Executivo, Waldemar Oliveira, e pela assessora de comunicação do CEDECA, Luciana Reis. Em entrevista ao Aratu Online, ela destacou sobre a importância dessa iniciativa por parte da equipe do jornalismo e o papel da imprensa diante de casos semelhantes a esse.
“Falar sobre a criança e o adolescente deve ser um compromisso de todos. É importante que a imprensa se reconheça como parceiro dessa rede de proteção da criança e adolescente. Todas as vezes que somos procurados para abordar essa temática é muito bom e gratificante, pois mostra um interesse por parte da equipe”.
“As dúvidas que surgiram nessa palestra foram essenciais para qualificar as histórias de vidas que tentamos trazer como missão jornalística, que é resinificar a vida dessas pessoas que envolvem o nosso dia-a-dia”, concluiu Luciana.
Dentre os temas abordados, os principais foram: ” O termo de uso de uso e de imagem”, que teve como objetivo entender até que ponto as imagens das crianças podem ser veiculadas; “A maneira correta de utilizar essas imagens” e “Quais requisitos e cuidados ao fazer uma matéria que envolva criança e adolescente”.
O CEDECA é uma organização sem fins lucrativos e de caráter público, formada integralmente por entidades sociais e administrada por um conselho de nove ONGs. A entidade tem como objetivo desenvolver um trabalho que contribua para a proteção de crianças e adolescentes em situações como violências sexuais, crimes de homicídio, violência física e violação dos direitos.
LEIA MAIS: Servidores municipais deflagram greve geral e realizam protesto na região do Iguatemi nesta quarta
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline