De capacete e na garupa, Rita Batista inova e chega no Bom Dia Bahia de moto; Veja vídeo e entenda o porquê
De capacete e na garupa, Rita Batista inova e chega no Bom Dia Bahia de moto; Veja vídeo e entenda o porquê
De mototáxi, a jornalista Rita Batista desembarcou na manhã desta segunda-feira (7/3) na sede da TV Aratu para apresentar o programa Bom Dia Bahia. Ela não é usuária, costumeira, do transporte, mas resolveu experimentar o serviço no dia em que promoveu um debate para discutir a regulamentação da atividade dos mototaxistas de Salvador.
No estúdio, Rita recebeu o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara (PSDB), e o presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (SINDMOTO/BA) ? Henrique Baltazar. A apresentadora quis entender o motivo de tanta demora, para legalizar o serviço na capital baiana.
O parlamentar disse que discussões sobre o assunto têm acontecido na Câmara Municipal. Segundo ele, três vereadores estão se mobilizando nesse sentido: Suíca (PT), Cláudio Tinoco (DEM) e Everaldo Augusto (PC do B). ?Eles vem se reunindo constantemente com as entidades que representam a categoria?, afirmou.
Veja vídeo:
No entanto, o tucano considerou que é preciso ter muito cuidado no trato com esses profissionais, que devido à marginalização, muitas vezes atribuída aos motociclistas, por conta de condutas irregulares no trânsito, eles podem ser prejudicados em uma avaliação generalizada e ter a atividade mal vista.
Baltazar, por sua vez, informou que o sindicato já faz uma regulamentação alternativa para controlar os profissionais que exercem a atividade de mototaxista. ?Estamos prontos para a regulamentação oficial e aguardamos ansiosos para que ela aconteça de forma pacífica e sem partidarismo?, defendeu, acrescentando que muitos pais de famílias dependem desse serviço para os seus sustentos.
Por telefone, o Secretário Municipal da Mobilidade, Fábio Mota, entrou na discussão. O que a sua pasta tem feito nesse sentido? Perguntou Rita Batista. ?Esse é um problema de mais de 40 anos e não existe hoje uma grande capital brasileira que tenha o serviço regulamentado?, disse. No entanto, Mota informou que várias audiências públicas já aconteceram no sentido de solucionar a polêmica.
?Em um primeiro momento, a Câmara precisa aprovar o transporte de pessoas feitas por motos, em Salvador?. Esse é o principal entrave, destacado pelo secretário. De acordo do com o presidente da Casa, o projeto será votado até o final deste ano, ou seja, não será em 2016 que os mototaxistas soteropolitanos vão comemorar a regulamentação.