CRIME VIRTUAL: Apresentador Alex Lopes denuncia preconceito em redes sociais; “Baiano não tem meu respeito”, diz perfil racista
CRIME VIRTUAL: Apresentador Alex Lopes denuncia preconceito em redes sociais; “Baiano não tem meu respeito”, diz perfil racista
Há algum tempo, casos de injúria racial e racismo virtual, disparados contra anônimos e famosos, têm chamado atenção dos internautas. No início desta semana, o apresentador Alex Lopes, responsável pelo programa Universo Axé, exibido semanalmente pela TV Aratu, foi vítima de ataques discriminatórios em uma de suas redes sociais.
Identificado no aplicativo Instagram pelo usuário @zacksaints.rj, um jovem comentou que não tinha respeito pelo apresentador pelo fato dele ser baiano – palavras que caracterizam crime de racismo por ofender toda população do estado da Bahia.
“Vou nem discutir com você porque BAIANO não tem meu respeito. Sem estilo, sem cultura e sem criatividade kkk… vai comer acarajé Alex Lopes”, escreveu o rapaz que se descreve na biografia da ferramenta social como carioca, figurista, evangélico e fã do cantor canadense Justin Bieber.
Natural do Rio de Janeiro e não da Bahia, como aponta o agressor, Alex mostrou-se indignado com a situação e desabafou com seus seguidores. “[…] estou postando agora uma foto recente do rapaz, que se diz evangélico, mas que promove a discriminação aos baianos e nordestinos abertamente nas redes sociais para quem quiser ver. Peço que todos ajudem a denúncia-lo. Vamos acabar de uma vez por todas com o racismo e a discriminação, seja ela de qual natureza for. Tenho aqui ‘printadas’ várias fotos dele e ele assumindo, inclusive, por direct tudo o que escreveu”, contou Alex. Com a denúncia o jovem bloqueou o perfil da rede social.
Confira o desabafo de Alex na íntegra: