Coluna da Bia: Estar no momento presente é um presente
Coluna da Bia: Estar no momento presente é um presente
Hoje, vamos conversar um pouco sobre estar no momento presente. Exatamente neste instante, você está realmente lendo essas linhas, ou, enquanto seus olhos passam por aqui, sua mente está pensando que não deveria estar lendo, pois precisa fazer aquilo que deixou de fazer ontem? Bom, é sobre isso que vamos conversar hoje.
Por vezes, ouço conversa sobre felicidade. Em meio a bate-papos e eventos, percebo uma fala que aparece com bastante frequência. Normalmente, ela começa assim: "quando eu..." e termina com "serei feliz" - o restante da frase varia para cada pessoa. Parece-me que a ideia de felicidade sempre está ligada a alguma conquista futura, seja ela material ou não. Por exemplo: "quando eu virar gerente, serei feliz", "quando eu passar naquele concurso, aí sim, serei feliz", "quando eu construir uma família, serei feliz". Inúmeras são as possibilidades para completarmos essa frase.
Interessante pensar que, se eu considero que serei feliz quando determinada situação acontecer, tenho dois grandes pontos:
1 - estou vivendo meu dia a dia pensando no que irei conseguir, ou seja, no futuro;
2 - considero que hoje não sou feliz. Em contraponto a isso, temos a famosa frase de Santo Agostinho que, particularmente, gosto muito. Ele traz que "felicidade é seguir desejando o que já possui". Sim, é esse gosto de chegar em uma quinta-feira comum, em que nada extraordinário aconteceu, e sentir que a vida, por si só, vale a pena, e que não é necessário o "chegar lá" para ser feliz, pois posso ser feliz no decorrer da jornada.
Já tinha parado para pensar nisso? Independentemente de qual for sua resposta, convido você a continuar comigo.
Vivemos constantemente no passado e no futuro. Costumamos ouvir, mas, por vezes, esquecemos de escutar; costumamos ver e nos esquecemos de enxergar; costumamos estar e nos esquecemos de realmente estar presentes. No cotidiano tão intenso, nossa mente vaga entre o que deixamos de fazer e no que precisamos entregar. Por exemplo, enquanto estou lavando louça, estou pensando que preciso terminar em alguns minutos, pois tenho que sair, para estar no escritório no horário correto e conseguir fazer as 20 tarefas que têm prazo para hoje. Ou, enquanto estou assistindo à TV, estou pensando que no trabalho aconteceu alguma situação desagradável e que, se eu não tivesse reagido da forma que reagi, talvez não teria sido tão estressante, ou se aquele colega de trabalho fosse de outra forma, eu conseguiria estabelecer uma melhor convivência.
Quando estamos em excesso no passado, podemos ser inundados pela culpa, frustração, decepção, mágoa, raiva... E, na mesma linha, estando em excesso no futuro, podemos ficar mais ansiosos.
Existem algumas ferramentas muito importantes e com resultados comprovados cientificamente que conseguem nos ajudar em vários aspectos, inclusive em estarmos no momento presente. A que quero trazer para vocês, hoje, é a meditação. Dentre os vários benefícios da meditação, meditar com frequência pode nos trazer aumento de foco, manter a atenção e regular as distrações emocionais. Além disso, diminuir o estresse, tendo em vista que diminui os níveis do hormônio do estresse (cortisol). Por fim, de acordo com as pesquisas recentes da Universidade da Califórnia, a meditação pode te ajudar a viver mais, ou seja, aumentar a longevidade. Para ter acesso a algumas meditações, você pode acessar as rede sociais de especialistas que, no período da quarentena, têm feito lives com conteúdos gratuitos ou, até mesmo, baixar alguns aplicativos. Se você escolher a segunda alternativa, aqui vai um aplicativo que uso e gosto muito: Insight Timer.
Para finalizarmos o texto de hoje, quero trazer a frase do pensador Heráclito: "ninguém pode se banhar duas vezes no mesmo rio, pois, na segunda vez, o rio não é o mesmo, nem tão pouco o homem".
Quero te convidar a refletir sobre isso, pois, cada vez mais, tenho consciência de que, agora, já não temos mais o momento de antes - esse segundo já passou. E esse também. Temos os próximos, sim. E a pergunta que quero te deixar é: a partir de agora, o que você fará para que o momento presente seja realmente um presente?
Como sempre digo: se essas linhas te trouxeram alguma reflexão, minha missão foi cumprida.
Um lindo final de semana pra vocês! Nos vemos semana que vem!
Com carinho,
Bia Ramos
SOBRE BIA
Bia Ramos | divulgação
Bianca Ramos, ou apenas Bia Ramos, tem como propósito resgatar a essência do ser humano, para um mundo mais feliz. Realiza mentorias individuais e em grupo, workshops e palestras com foco em desenvolver a felicidade, tendo como base a Psicologia Positiva, a Neurociência, o método nacional de Felicidade Interna Bruta, do instituto Feliciência e a metodologia internacional CliftonStrengths do Instituto Gallup.
Agora, ela estará no Aratu On, todas as sextas-feiras, para falar e refletir sobre felicidade.
Saiba mais sobre o trabalho e o propósito dela no Instagram (@biaramos.f).
_
LEIA MAIS: Você é feliz? Nova parceira do Aratu On abordará tema todas as sextas; confira
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.