Acervo do século XIX é encontrado por arqueólogos no subsolos do bairro do Santo Antônio
Acervo do século XIX é encontrado por arqueólogos no subsolos do bairro do Santo Antônio
Um acervo de objetos, datados do século XIV (19), foi encontrado por arqueológos no subsolo do Larto do Santo Antônio, no Centro Histórico da capital baiana. Segundo o mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Railson Cotias, os achados são compostos por fragmentos de cerâmicas, faianças finas (cerâmica branca mais porosa que a porcelana), além de vidros, metais e porcelanas.
“Estamos analisando a camada em que estes objetos foram encontrados, a partir de 1,5 metro de profundidade, podendo ser provenientes das várias obras de urbanização da praça ou mesmo de alguma relação ao Forte de Santo Antônio, a edificação mais próxima”, explicou o arqueológo. Ainda de acordo com ele, os objetos encontrados são relacionados a usos domésticos, como de cozimento ou de servir à mesa.
As pesquisas continuarão em outros pontos do Largo até final de julho. Precisamos entender as camadas dos achados, o período dos acervos e suas associações e cronologias com contextos e grupos sociais”, diz Railson. Os locais de escavação são escolhidos por análise de fontes documentais (primárias e secundárias), iconografia, mapas, topografia e características da obra.
O bairro de Santo Antônio está passando por requalificação das principais vias. A área é tombada como Patrimônio do Brasil (1984) pelo governo federal e chancelada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade (1985).
Foto: ascom/Conder
LEIA MAIS: Feira de adoção em Mar Grande irá ajudar 30 cães que ficaram órfãos após morte de tutora
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.