Variedades

Pesquisa aponta que maioria de profissionais quer seguir em home office

Pais com filhos em casa querem voltar em tempo integral mais do que profissionais sem filhos

Por Da Redação

Pesquisa aponta que maioria de profissionais quer seguir em home officeilustrativa/Freepik

O home office modificou a vida de centenas de famílias nos últimos meses. Conciliar a vida doméstica com demandas do trabalho se tornou um dos principais desafios da realidade de quem está em 'casa' por conta da pandemia da Covid-19. 


E, neste cenário, pesquisa conduzida pela Harvard Business School Online (HBS Online) revelou que 81% dos trabalhadores que estão trabalhando de casa (home office) por conta da pandemia pretendem seguir com a nova rotina quando a pandemia cessar.


Cerca de 1,5 mil profissionais que trabalharam remotamente de março de 2020 até março deste ano foram entrevistados para a elaboração do estudo. Foi solicitado que os participantes fizessem uma comparação de 2019 (pré pandemia) e o período da pandemia.


Patrick Mullane, diretor executivo da HBS Online, afirma que o levantamento devolveu uma visão positiva da modalidade de trabalho. "O ano passado foi difícil para todos, mas o que é surpreendente é como as pessoas acham que tiveram um bom desempenho no trabalho e em casa"


"Agora, enquanto nos preparamos para voltar ao 'business as usual', parece que os profissionais não querem 'business as usual'. Em vez disso, eles querem flexibilidade de seus empregadores que permita manter o novo equilíbrio entre trabalho, casa e produtividade que passaram a desfrutar", acrescenta.


Muitos entrevistados chegaram a alegar sentir falta da interação com os colegas, e de alguns outros aspectos pontuais do trabalho presencial, porém a flexibilidade conquistada nos moldes atuais é um desejo da maioria. Assim sendo 81% dos voluntários preferem ter uma rotina mais flexível a voltar de forma integral ao escritório.


Pais com filhos em casa querem voltar em tempo integral mais do que profissionais sem filhos, bem como casados querem mais voltar ao presencial em relação à solteiros. Com isso, os que desejam voltar por completo ao espaço de trabalho representam 27% e outros 61% gostariam de cumprir expediente em home office pelo menos de duas a três vezes por semana.


A pesquisa indicou, também, o quanto o home office modificou a vida das pessoas. 70% que disseram preparar refeições mais saudáveis em casa, 44% se exercitaram mais, 68% passaram mais tempo com seus animais de estimação.


LEIA MAIS: Amor ou cilada? Como identificar se você está em um relacionamento abusivo e quais as fases dele


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.