Moda primavera/verão 2020: peças de alfaiataria enaltecem beleza ?plus size?
Moda primavera/verão 2020: peças de alfaiataria enaltecem beleza ?plus size?
A estação das flores chegou para mudar o closet das brasileiras. Com roupas frescas, tecidos suaves e o movimento “good vibes” marcante da época?—?mais discreto em virtude da pandemia?—, as tendências da moda primavera/verão - entre eles, o “Tie Dye”, estampas Vichy e listradas, lenços e até mesmo peças de alfaiataria, já despontam entre homens e mulheres.
Montando looks vibrantes para as estações quentes do ano, a fashion designer baiana e estilista “plus size” Lourrani Baas orienta o uso de peças sem muitos forros, com um bom caimento, priorizando a “leveza”, conforto e elegância. Segundo a estilista, combinações arrojadas e versáteis, com o auxílio de peças “destaque”?—?feitas em alfaiatarias— traduzem a moda do momento, especialmente para mulheres plus size.
“A alfaiataria pode ser utilizada em qualquer estação do ano, sobretudo em épocas (ou ambientes) quentes, visto que entrega um destaque a mais na composição. Opte por um blazer, com manga curta ou sem manga, uma blusa simples, de cor branca por exemplo e um shortinho de alfaiataria colorido, amarrado com nózinho. Em mulheres que vestem acima dos 50 (plus size), looks como o ‘max colete’ ou vestidos soltos caem maravilhosamente bem nessas estações, por serem peças elegantes e super arrojadas para o verão”, explica.
Diretora Criativa do “Plus Model Brasil”, Lourrani explica que as mulheres plus size ainda sofrem com a escassez de peças no mercado. Após não obter sucesso na busca por alfaiates especializados em moda verão e primaveril para mulheres gordas na capital, a solução encontrada pela fashion designer foi abrir sua própria alfaiataria online, voltada para o público plus size: a “LOURRANI BAAS?—?Couture Essentiel Plus Size”.
“O público ‘plus size’ passou longos anos de opressão, sofrendo preconceito pelas suas curvas. Essas são mulheres que não achavam roupa com tanta facilidade; e embora exista um cenário mais abrangente atualmente, a produção de moda especializada para o segmento ainda não supre as necessidades. Pensando nisso, decidi criar a BAAS, envolta em conceitos como amor, acolhimento, humanidade e empatia nos processos (criativo e produtivo) para as mulheres plus que sofreram tanto. Estrear nas estações mais vibes e coloridas do ano dá um gás ainda maior para a produção”, elucida.
Repleta de baianidade, colorido e com referências às religiões de matriz africana, Lourrani explica que o significado por trás da “BAAS” vem de “yabás”?—?termo utilizado para definir os orixás femininos, e do seu primeiro blog na época de publicitária, intitulado “Baiana Size”. Com foco de expansão nacional, sem perder o DNA baiano, a estilista explica que a marca vem com peças conceituais e inovadoras, inspirada em personalidades femininas, a exemplo de Frida Kahlo, Marlim Monroe e Coco Chanel, inspirações para criação da primeira coleção, chamada “Mulheres que voam”.
Adentrando um mercado (plus size) que cresce 6% anualmente, segundo dados da Abravest?—?Associação Brasileira do Vestuário, Lourrani vem apostando na moda primavera/verão para o lançamento oficial da alfaiataria virtual, que acontecerá no final de novembro. Para a profissional, a loja vem com a missão de dar mais possibilidades para as mulheres gordas se vestirem com sofisticação e elegância na moda do momento.
“A BAAS produzirá peças de alfaiataria, moda festa e noivas para um público carente de boas opções. Nosso produto surge com o objetivo de oferecer alto valor agregado, versátil e atemporal que quer ser a melhor amiga da mulher, podendo lhe acompanhar em diversas ocasiões. Com tecidos de qualidade e alta performance, acabamentos bem definidos e todo processo especialmente pensado para o caimento perfeito nos corpos curvilíneos. Quero compartilhar roupas que transformem a vida da mulher, para que ela se sinta poderosa. Viva a beleza das suas curvas!”, celebra Lourrani.
Operando sob demanda, a fashion designer explica que a peça será confeccionada a partir do pedido no website?—?que ficará pronto em novembro.
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