Bem estar: especialista dá seis dicas para cuidar da pele em casa durante o inverno
Bem estar: especialista dá seis dicas para cuidar da pele em casa durante o inverno
O uso contínuo de álcool gel e o contato mais próximo com produtos de limpeza, utilizados para a higienização das superfícies neste período de pandemia, acabam favorecendo o ressecamento da pele, principalmente das mãos.
Além disso, o inverno também contribui para a exposição do nosso corpo nas baixas temperaturas e clima mais seco. A esteticista Ana Cláudia Pimenta listou seis dicas de cuidados simples e práticas para manter a pele saudável e bonita. Confira abaixo:
Beba bastante água
Com a baixa umidade do ar, o cuidado mais básico e que deve ser feito por todos, é hidratar o corpo com bastante água. “A hidratação pode ser feita também com os sucos de fruta naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas", orienta a especialista.
Use filtro solar
Mesmo estando dentro de casa é importante lembrar de aplicar diariamente filtro solar para proteger a pele da luz visível e dos raios ultravioletas que entram. É importante reaplicar o protetor pelo menos 2 vezes ao dia, para garantir uma proteção adequada.
Use hidratante
No clima seco nossa pele tende a produzir menos óleo, o que favorece seu ressecamento. Para que isso não ocorra, a principal medida a ser tomada é usar um bom hidratante para compensar a falta dessa proteção natural. Lembrando que os hidratantes que usamos para o corpo não devem ser usados na face.
Lave e hidrate as mãos
Com pouco mais de uma semana de confinamento, você deve ter sentido as mãos bastante ressecadas em função dos cuidados de higiene para prevenção do coronavírus, não é mesmo?
O ideal é passar um creme hidratante pelo menos 3 ou 4 vezes ao dia depois de lavar as mãos. O uso de luvas para as atividades domésticas é importante pois os produtos de limpeza podem agredir a pele das mãos e favorecer o ressecamento e desidratação das mesmas.
Esfoliação
A esfoliação da pele favorece a renovação celular através da retirada da camada de células mortas, dessa forma além de aumentar a absorção de nutrientes e oxigênio pela microcirculação, temos a permeação de cosméticos nutritivos e hidratantes na pele.
A indicação é escolher um esfoliante cosmético para cada área do corpo, já que existem diferenças na face e no corpo de espessura da pele. É indicado que a cada 10 a 15 dias seja aplicado o produto com movimentos suaves.
Não abuse de banhos quentes
Outro hábito prejudicial à pele no tempo frio e seco são longos banhos quentes, pois a elevada temperatura resulta em maior desidratação da pele, removendo a hidratação natural que ela possui. Banhos quentes podem favorecer o ressecamento e o envelhecimento, por isso, prefira a água morna.
LEIA MAIS: Profissionais de saúde fazem protesto por melhores condições de trabalho em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.