Cabelo pós-verão: três dicas para cuidar das madeixas depois dos estragos do sol
Cabelo pós-verão: três dicas para cuidar das madeixas depois dos estragos do sol
Não tem jeito: o verão é a estação do ano em que os cabelos mais sofrem. Os vilões são muitos: sol, vento, água do mar, piscina, e ainda existe o costume que homens e mulheres têm de descolorir os fios, agredindo mais as madeixas.
E como a estação mais quente do ano acabou, é justamente para ajudar a resgatar os cabelos danificados que apresentamos cinco práticas que prometem deixar os fios mais saudáveis para a chegada do outono.
As dicas foram dadas pela fisioterapeuta dermatofuncional Zama Brasileiro, que alerta. ?O ideal é que estes procedimentos virem uma rotina, não somente com o final do verão, mas ao longo de todo o ano. São dicas simples que qualquer pessoa pode seguir para ter cabelos mais saudáveis e bonitos”.
HIDRATAR E NUTRIR
Hidratar e nutrir faz parte da receita básica da saúde e beleza capilar. ?Pós verão os cabelos precisam de devolução de água e nutrientes. A falta deles faz os fios partirem, e estes procedimentos ajudam para que eles não percam o que ainda resta de elasticidade?, diz Zama.
?O ideal é investir em serviços simples como a hidratação, que é a devolução de água ao fio. É um procedimento super acessível e qualquer pessoa pode fazer em casa com os produtos certos. Em seguida, deve-se optar pela nutrição, que é a devolução de nutrientes básicos, que dá brilho e deixa os cabelos sedosos e com balanço?, completa.
RESTAURAR E RECONSTRUIR
A reconstrução capilar é um procedimento que reconstrói a fibra internamente. Para isso, é necessário depositar mais fibras. Ele é importante neste momento pós sol em excesso porque o cabelo danificado quebra com facilidade evita que os fios se partam.
No processo de depositar mais fibras, normalmente os cabelos ficam um pouco rígidos por um ou dois dias, não tem aquele efeito soltinho e leve que a nutrição oferece. ?É como se fosse uma cirurgia plástica, você sai inchada mas reconstruída?, brinca Zama. No entanto, após a lavagem, os fios devem ser nutridos com os produtos certos, conferindo emoliência e finalizando o processo de reconstrução.
OPTAR POR TONS MAIS ESCUROS
Durante o verão, temos o hábito de descolorir os cabelos para estar na tendência, com aquele efeito de queimado pelo sol, e isso agride muito os fios. Segundo Zama, ?com o fim da estação o ideal é escurecer um pouco, optando por tons mais amarronzados ou dourados por exemplo. Quando você clareia o cabelo, retira pigmento, enfraquecendo o fio. Ao optar por tons mais escuros você estará fazendo justamente o contrário, ou seja, depositando nutrientes e pigmentos nos fios, conferindo força”.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.