Inscrições para concurso de Rei Momo do Carnaval 2019 começam na próxima terça
Inscrições para concurso de Rei Momo do Carnaval 2019 começam na próxima terça
As inscrições para o concurso de Rei Momo do Carnaval 2019 começam na próxima terça-feira (15/1) e vãos até 20 de janeiro, de forma presencial, no Clube Fantoches da Euterpe, das 9h às 17h30. O candidato tem que ter acima de 18 anos e pesar de 90 kg e 120 kg. A primeira etapa acontece no dia 8 de fevereiro e a final no dia 16 de fevereiro, no Clube Fantoches. O ganhador do concurso vai receber R$ 10 mil.
LEIA MAIS: Motorista denuncia ausência de fiscais após ser multado em ?zona azul? de Salvador
Os órgãos convidados para o evento são:
Ministério Público do Estado da Bahia: promotora, Rita Tourinho;
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Empresa Municipal de Turismo ? Saltur: Isaac Edington;
Governo do Estado: secretario estadual de Turismo: secretário José Alves;
Superintendência de Turismo do Estado da Bahia ? Bahiatursa: Diogo Medrado;
Conselho Municipal do Carnaval ? Comcar: Pedro Costa;
Coordenação Executiva do Carnaval: Cassini Rosselo Monteiro;
Associação Baiana dos Trios Elétricos Independentes- ABTI: Paulo Cesar de araújo leal.
História
Personagem tem origem nos bobos encarregados de divertir os amos e senhores portugueses que habitavam os paços reais e as residências nobres com mímicas e farsas populares. No carnaval brasileiro, em 1933, nasceu o Rei Momo, uma criação dos jornalistas de “A Noite”, no Rio de Janeiro. Era um boneco de papelão colorido, com uma coroa de lata, com formas rotundas e que comanda a folia.
Em 1934, um folião gordo substituiu o boneco de papelão do ano anterior e virou Rei Momo. Aos poucos, o Rei Momo passou a receber as chaves da cidade onde havia sido escolhido e o título de “rei do carnaval”. Em Salvador, a figura do Rei Momo foi instituída pelo radialista Edmundo Viana e o jornalista Silva Filho, em 1959, época em que trabalhavam na Rádio Excelsior da Bahia.
A personagem gorducha e alegre foi representada durante 29 anos pelo (1959-1988) por Ferreirinha, um motorista da Sutursa (Superintendência de Turismo de Salvador). Ferreirinha morreu em 1992. No carnaval de 1989, o Rei Momo foi vivido por Nilson Ferreira, filho de Ferreirinha, que era fisicamente muito parecido com o pai. Nilson morreu em dezembro de 2001, por insuficiência respiratória, por causa da obesidade.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.