REVOLTA: Giovanna Ewbank comenta acusação de racismo de grife internacional: ‘Lamentável, cruel’
REVOLTA: Giovanna Ewbank comenta acusação de racismo de grife internacional: ‘Lamentável, cruel’
A atriz Giovanna Ewbank usou seu Instagram pessoal para se posicionar a cerca das acusações de racismo contra a multinacional H&M, que causou polêmica após colocar uma criança negra vestindo um casaco com a estampa escrita “O macaco mais legal da selva”.
No desabafo, ela repudiou a publicidade e questionou a posição da marca em liberar a campanha. “Em que século estamos vivendo, mesmo? Não existe mais tolerância para esse tipo de preconceito! Como uma mega marca como a H&M pode ser tão cruel, imbecil e racista? Como tantas pessoas que trabalham numa empresa gigantesca como essa deixaram passar um absurdo como esse?”.
Giovanna passou por um caso parecido nas redes sociais, no último ano, após sua filha adotiva ser alvo de ataques racistas na internet.
A grife internacional entrou no centro da discussão sobre racismo após vestir uma criança negra com um moletom escrito “The coolest monkey in the jungle”, que significa “O macaco mais legal da selva”, enquanto o menino branco vestia “Mangrove jungle survivor expert”, “Especialista em sobrevivência na selva.
Nos comentários, famosos demonstraram também indignação sobre a coleção feita pela empresa sueca. Entre eles, o Padre Fábio de Melo que disse ser “a publicidade refletindo o primitivismo que ainda está atuante na mentalidade de muitos. Lamentável”.
A cantora Daniela Mercury repudiou também a campanha: “Ao ver essa propaganda, chorei de indignação. O comercial é um ato violento contra os direitos humanos e, portanto, contra a humanidade. Inacreditável que uma empresa demonstre tamanho racismo e desrespeito pelo ser humano e use crianças para demonstrar seu preconceito. Essas e muitas outras crianças ficarão marcadas por esse ato absurdo de ódio racial”, disse.
Em nota, a marca diz que retirou a publicidade de todos os meios e removeu a peça do catálogo.
LEIA MAIS: RACISMO: Mulher que se recusou a ser atendida por negros na Pituba é liberada
LEIA MAIS: JANE: Filha de Patricia Abravanel, neta de Silvio Santos nasce em São Paulo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.