Trio canino encanta público com ‘estripulias’ no programa QVP, de Casemiro Neto
Trio canino encanta público com ‘estripulias’ no programa QVP, de Casemiro Neto
A Tv Aratu recebeu visitantes ilustres na manhã desta sexta-feira (4/11). O trio de ‘quatro patas’ formado por Kira, Lola e Estrela veio se apresentar no programa QVP, de Casemiro Neto, e, consequentemente, mostrar um pouco da rotina de trabalho dos adestradores, Antônio Neto e Fábio Amorim.
A Border Collie, a Fox Paulistinha e a Golden Retriever encantaram os telespectadores com suas ‘estripulias’ e provaram que com carinho e paciência, qualquer cachorro pode adquirir um comportamento sociável.
No vídeo abaixo, por exemplo, um pouco do que a Border Colie, Kira, mostrou ao vivo no QVP:
Para o adestrador Antônio Neto, a profissão surgiu meio que “por acaso”. “Eu estava precisando do emprego e um amigo meu me convidou. Daí em diante, minha vida é essa… cuidar dos animais”, revela Antônio. Nessa brincadeira/trabalho lá se vão pouco mais de 10 anos e, é claro, muitas histórias.
“É uma vida gratificante, já que lidar com animais é muito bom”, ressalta. Paciência, carinho… são requisitos básicos para o dia a dia de um adestrador como destaca Antônio.
“Bater nunca!Jamais se bate em um cão, qualquer animal que seja por sinal. O nosso trabalho é feito com muita paciência, pois não é de uma hora para outra que o cão vai aprender as coisas. No nosso caso, trabalhamos como alguma recompensa. Ou seja, carinho ou até mesmo um petisco, quando eles (cachorros) fazem o que recomendamos”.
Ultimamente, o serviço de um adestrador tem sido bastante requisitado. Afinal, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais cachorros de estimação que crianças e 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro.
“É um mercado (adestramento) que tem crescido bastante nos últimos anos. As principais ‘queixas’ dos donos são quanto a: fazer as necessidades no local errado, latidos constantes, roer objetos… mas com carinho e muita paciência, conseguimos contornar isso tudo”, conclui Antônio.